segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

2012 é ano de eleição municipal em todo o Brasil; escolha o melhor nome para governar sua cidade

Por Emanuel Neri
2012 é um ano importantíssimo para os municípios brasileiros. Em outubro, haverá eleições em todos os municípios do país, entre os quais São Miguel do Gostoso. É oportunidade excelente para se definir o que cada cidadão quer para a sua cidade e, a partir daí, escolher seu candidato preferido para prefeito e vereador.
O cidadão pode fazer esta escolha de várias formas. A primeira delas é conhecer os candidatos e saber o que cada um deles propõe para administrar o município. Saúde, educação, transporte, abastecimento de água, meio ambiente, emprego, segurança – todas são pautas que devem definir os programas de governo dos candidatos.
Mas neste processo é preciso conhecer muito bem cada candidato. Muitas vezes eles prometem mundos e fundos. Quando se elegem, não cumprem nada do que prometeram. Por isso, é fundamental que se conheça a história do candidato, sua origem, seu grupo de apoio, o partido ao qual pertence e sua capacidade de cumprir seu programa de governo.
O noBalacobaco está à disposição dos leitores/eleitores para aprofundar este debate em São Miguel do Gostoso. Os candidatos majoritários (para prefeito) devem ser entrevistados por este blog. Os que concorrem a vereador podem enviar suas propostas e planos de ação, que o noBalacobaco vai divulgar, independentemente do partido.
A exemplo de outras cidades, a eleição majoritária de São Miguel do Gostoso também está se afunilando em tornos de candidatos que efetivamente disputarão a eleição. Há dois candidatos definidos: Fátima Dantas (PMDB), atual vice-prefeita, e Paulo Roberto (DEM). Há possibilidades de Hildemar Peixoto se candidatar pelo PT.
O eleitor também pode participar deste debate, enviando sugestões para que os candidatos incorporem em seus programas de governo. Não se pode esquecer que a escolha de vereador também é importantíssima para a adimistração da cidade. São os vereadores que legislam, isto é, que aprovam as leis para que o executivo -que é o prefeito/a - execute.
São Miguel do Gostoso tem nove vereadores. Muitos deles se candidatarão à reeleição. É importante saber se estes vereadores tiveram uma boa atuação na Câmara Municipal. Se o eleitor não estiver satisfeitos com eles, devem votar em outros nomes que possam fazer um melhor trabalho pelo município.
No caso de São Miguel do Gostoso, onde moram centenas de pessoas de outras cidades, é fundamental que eles transfiram seu domicílio eleitoral para este município. Votar é praticar o exercício da cidadania. E se estas pessoas moram na cidade, é importante que também participem da escolha de prefeito e vereadores. É asim que se fortalece a democracia.

7 comentários:

  1. Com certeza o povo vai escolher o melhor candidato, mas espera-se que o próximo Prefeito pelo menos, esteja sempre presente na cidade, não vá se esconder em Natal, não seja vingativo como o atual, porque o dinheiro é Público e não dele, construa prédios Públicos já que aquí não tem nenhum, melhore a saúde e a educação, conserte os poços tubulares para que tenhamos água, melhore as estradas e melhorando os salários dos Professores da Rede Municipal de Ensino, que seja transparente com a população divulgando o quanto recebeu de receitas, e as despesas com o Município, só assím seria uma forma de passar para o povo tudo aquilo que outros até hoje não fizeram, e que somente passam de 04 ou 08 anos no poder sem dá explicações a Sociedade, e saindo ricos do poder, causando prejuízos enormes principalmente a classe mais pobre deste País.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Emanuel deveria ser feita uma matéria sobre o Padre de São Miguel, não é a primeira vez que vejo senhoras e senhores esperando horas e horas, pelo padre para abrir a igreja para eles entra para rezar.

    ResponderExcluir
  3. "Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo".
    (Maquiavel)
    OS POLITICOS DE SÃO MIGUEL DO GOSTOS CONHECEM BEM A NATUREZA DE SEUS ELEITORES MAS O POVO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO PARECE QUE AINDA NÃO CONHECER MUITO BEM A NATUREZA DOS POLÍTICOS QUE VEM ELEGENDO.ISSO FACILITA SEREM ENGANADOS A CADA 4 ANOS. JÁ VOTEI EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, MAIS NUNCA MAIS HEI DE VOTAR,ACHO QUE JÁ QUE VIVEMOS EM UMA "DEMOCRACIA" A ALTERNÂNCIA DE PODER TEM QUE EXISTIR E NÃO DITADURA ONDE SEMPRE UM MESMO GRUPO FICA NO PODER, ONDE SEMPRE SÓ UM GRUPO TEM SUA VEZ,NADA CONTRA O GRUPO A OU GRUPO B,MAS ACHO QUE O ATUAL PREFEITO FOI CASTIGADO PELA EQUIPE QUE ELE ESCOLHEU PARA ESTÁ AO SEU LADO,CHEGA A CAUSAR NAUSEA.ACHO QUE OUTRAS PESSOAS TÊM QUE SUA CHANCE E SE NÃO DESEMPENHAREM SUAS FUNÇÕES CORRETAMENTE O POVO TEM QUE DAR A RESPOSTA NAS URNAS.O ELEITOR DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO PRECISA ACORDAR. VISITANDO SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, APESAR DE SER UM LUGAR MUITO BELO GEOGRAFICAMENTE,PERCEBI QUE MUITAS COISAS NÃO MELHORARAM,O LEMA DA CAMAPANHA "AVANÇA GOSTOSO" FICOU MESMO SÓ COMO SLOGAM DE CAMPANHA. VAMOS TORCER PARA QUE AS PRÓXIMAS ADMINISTRAÇÕES, OLHEM PRA ESTA CIDADE COM MAIS CARINHO.
    ALEX

    ResponderExcluir
  4. Emanuel deveria fazer uma enquete nesse blog. Sobre quem o povo de São Miguel do Gostoso quer como Prefeito, seria bem interessante.
    Fáfá
    Paulo Roberto
    Hildemar
    Bombaço
    Raimunda de Larigon

    ResponderExcluir
  5. Aposto que bombaço ganharia, pelo menos faz muito gente sorrir com suas prezepadas.
    William

    ResponderExcluir
  6. Vou mi colocar tambem como anonimo, devemos sim é respeitar as pessoas, ok, não colcoar nomes como de bombaço ou raimunda ou tal ou tal, isso é falta de respeito. Quem é voce, que si esconde atras dessas duas pessoas, lembre-se somos todos iguais, eu voce bombaço, raimunda enfim todos, por fora esta decoração cabelo, olhos etc e por dentro figado, rim, coração, veias artérias e etc, etc..... Voce esta entendendo muito bem, entrou no caixão o processo é igual. Enfim comente opinie, ajude mesmo si escondendo mas respeite as pessoas. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Não tive intenção de desrespeitar ninguém,foi só uma brincadeira pois as pessoas citadas são pessoas importantes sim, e até alegram a cidade que que todo mundo é igual biologicamente falando. isso foi apenas apenas brinquei . só você se ofendeu.Sorria Não leve a vida muito a sério, pois a vida é uma aventura da qual jamais sairemos vivos. faça como disse nossa grande Marta Suplici
    "Relaxe e goze"
    Willian

    ResponderExcluir