domingo, 15 de janeiro de 2012

Prefeitura de São Miguel do Gostoso autoriza forrozão até a madrugada , incomodando moradores e turistas

Por Emanuel Neri
O uso do espaço público, em qualquer cidade do mundo, é de responsabilidade da autoridade local – ou seja, da Prefeitura. Pois em São Miguel do Gostoso essa regra parece ser diferente. A Prefeitura – a começar pelo prefeito da cidade, Miguel Teixeira – não está nem um pouco interessada com o que acontece na cidade.
Na noite de ontem, um espaço público da cidade – a praia da Xepa, que é cercada de residências e de pousadas – foi cedido pela Prefeitura para um forrozão particular, organizado por uma conhecida dona de um bar próximo ao posto de combustível. O barulho, que deixou muita gente sem dormir, foi até quase de manhã.
Algumas perguntas que podem ser feitas a partir deste lamentável episódio:
1)Com que direito a Prefeitura autoriza um espaço público para ser usado irresponsavelmente para uma festa particular?
2)Qual é o direito que a Prefeitura tem de deixar centenas de pessoas –moradores e turistas -, toda uma noite, sem dormir?
3)Aonde está a autoridade máxima da cidade que não controla seus espaços públicos e tampouco zela pelo bem-estar de seus moradores e dos turistas que nos visitam?
São Miguel do Gostoso é uma cidade que tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas. O turismo aqui gera receita e empregos. Mas um forrozão, como o de ontem à noite, afugenta turistas, traz uma péssima imagem para a cidade e causa sérios transtornos para a população.
O prefeito Miguel Teixeira sabe que o Ministério Público estabeleceu um calendário de festas públicas em São Miguel do Gostoso. Estas festas, em ambiente aberto, podem ser realizadas apenas no reveillón, carnaval, dia do padroeiro e dia do aniversário da emancipação da cidade. Fora destas datas,  festas em ambiente público que varam a noite estão proibidas.
Isso significa que o prefeito poderá ser responsabilizado legalmente pela forrozão realizado ontem á noite. E moradores e empresários de turismo da cidade estão dispostos a acionar o Ministério Público e a Justiça para que o prefeito cumpra o calendário de festas e tenha o mínimo de respeito pela população local.
O noBalacobaco procurou ontem a polícia para saber quem tinha autorizado o forrozão fora do calendário oficial de festas. A polícia informou que havia recebido um ofício da Prefeitura. É lamentável saber que a administração pública local está se lixando para o desconforto de moradores e de turistas que estão na cidade.
Se insistir em autorizar festas particulares e barulhentas como a de ontem, o prefeito Miguel Teixeira vai deixar como marca principal de sua administração a morte do  turismo da cidade. É triste saber que um prefeito, em quem a população depositou confiança, não demonstra a menor responsabilidade com o futuro da cidade.

19 comentários:

  1. E hoje continua o "forrozão nosso de todos os sábados" no conhecido centro da nossa cidade.Gostaria de saber quando será proibido também?Será que vão acordar quando os turistas fujirem de vez daqui para nunca mais voltar?.Já são 2:30 am e a música alta continua!!!Pelo amor de Deus!!! ,socorro Prefeitura!!! ,polícia!!! e quem quer que seja responsável por este infortúnio,


    JS

    ResponderExcluir
  2. so porcaria nesta cidade

    ResponderExcluir
  3. É lamentável a atitude pessoal do prefeito de São Miguel do Gostoso que demostra um a visão limitada de desenvolvimento turístico.

    ResponderExcluir
  4. lamentável o que? vou citar um famoso ditado popular os incomodados que se mudem.Para bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anonimo,
      não é assim que se resolvem as coisas em lugares civilizados.Não pensam nas pessoas idosas ou doentes aturando esta aberração!
      Até este ponto ainda acho que este é um lugar civilizado.

      JS

      Excluir
    2. Anonimo, a cidade se desenvolve devido ao turismo se voce acabar com isso, ira acabar juntamente com o desenvolvimento da cidade. nao fale bobagens...

      Excluir
  5. absurdo você doente e ter que aturar um troço ruim a noite toda sera? por causa que a dona da festa e sogra do filho do chefe de gabinete do prefeito tenham respeito somos pessoas civilizadas

    ResponderExcluir
  6. E ainda falaram no final da festa (3:00 am)que estavam parando em respeito ao silencio da cidade,isso se deve falar às 22:00 hs quando ,por lei ,se deve parar o barulho.Estou certa Prefeito?Policia?Autoridades?

    JS

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o pensamento desse anonimo e do Sr. Emanuel Neri, que só pensa no turismo, será que é por que é rentavel para sua pousada??? o município é composto por municipes então a vontade deles tem que ser respeitado e não a vontade dos donos de pousadas, não é os municipes que tem q se adequar ao turismo e sim o turismo se adequar aos costumes e a cultura do município, nesse mundo vemos de tudo agr um blogzinho quer muda a cultura de um municipio para agradar meia duzia do interesse das pousadas - me polpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho interessante que o Sr. Emanuel Neri preocupe-se com o turismo de São Miguel do Gostoso, e pensar em sua Pousada de forma rentável, acho absolutamente honesto,justo e saudável, não vejo problemas! Ainda mais quando percebemos que sua preocupação não fica restrita apenas a isto, vai além, vejam quantas bandeiras foram levantadas.
      Quanto a RESPEITO, é sempre muito bom respeitar a cultura e costumes de um povo, desde que estes não interfiram na qualidade de vida de muitos, VAMOS SIM RESPEITAR A PAZ, O TURISMO, A CRIANÇA,O IDOSO,E PRINCIPALMENTE O EMFERMO.Parabéns Emanuel! seu blogzinho como foi citado lá a cima,vai mudar sim para melhor, o futuro sustentável da nossa São Miguel,Vamos fazer valer a nossa cidadania!

      Jupiara.

      Excluir
  8. Este será uma eterna discussão:

    Gente, ... turismo é = férias = feriado = descanso e = festa
    comilança com a familia - sambão com os amigos -
    baladinha a noite - um forrozinho aqui outro ali,

    ...

    GENTE ISTO TUDO ESTA DENTRO DO TURISMO



    E tem Mais minha gente, ... o povo nordestino é festeiro de nascença !!!! Me diga aqui se as festas aqui em Gostoso não marcaram época ?
    E vão continuar marcando.

    NORDESTINO É UM POVO FELIZ !!!!!
    E quem é feliz vive fazendo festa, e se a festa for boa, lotam-se as pousadas, ...

    pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, garanto que as pousadas que trazem renda para Sao Miguel do Gostoso nao estao lotadas devido a Festas da cidade, Cede, Forrozao em que nao deu 15 pessoas na festa etc.

      Eu Gostaria que pedir ao Emanoel Neri, para tentar fazer uma entrevista com o Prefeito da cidade, para maiores explicacoes, sobre; veiculos na praia, festas na cidade em datas fora do calendario entre outros assuntos pertinentes ja abordado pelo blog. para assim da uma Voz ao prefeito.

      Excluir
  9. Emanuel. Faça uma reportagem e lembre ao nosso povo como era Gostoso antes dos turistas. Quanto valia um pedaço de terra nesse fim de mundo? O que fazia o povo dessa cidade? Será se todos os turistas forem embora poderemos viver da pesca? Vender o peixe para quem? Espero que esse povo que não gosta do turista não receba um só tostão deles e que viva só da pesca ou da roça. Eu e minha familia temos uma vida digna graças aos turistas e respeito todos eles para que voltem e ajudem nossa economia para poder criarmos nossos filhos. Não quero nem me lembrar da pobreza e miséria que era isso aqui na minha infancia.

    ResponderExcluir
  10. Pra festa e barulho não vou pagar pousada para ficar nestas festas de Gostoso sem graça. Vou pra Pipa meu amigo, lá é que é lugar de festa então quando eu quizer sossego aí São Miguel é bom. Festa aí não tá com nada.
    Josimar

    ResponderExcluir
  11. FESTA É PAGA COM O DINHEIRO DO POVO.PERGUNTARAM QUEM QUERIA GASTAR DINHEIRO COM ISSO? CHEGA DE BARULHO O QUE PRECISAMOS É DE UM BOM POSTO DE SAÚDE. NÃO QUERO MEU DINHEIRO PARA FAZER FESTA PARA O POVO EU E MINHA FAMILIA PRECISAMOS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DE GOSTOSO. O POVO ACHA QUE FESTA É DE GRAÇA NÃO SABE QUE É O DINHEIRO DELE. VAI A FESTA DEPOIS FICA DOENTE E RECLAMA DO POSTO DE SAÚDE. OU O DINHEIRO VAI PARA O POSTO OU PARA FESTA. VOCÊS SABEM QUANTO CUSTA UMA FESTA? O POVO SÓ DÁ FESTA QUANDO TÁ SOBRANDO DINHERO. POR ACASO TÁ SOBRANDO DINHEIRO EM GOSTOSO? DÁ UMA OLHADA NO POSTO DE SAÚDE E NAS ESCOLAS E VOCÊ VAI VER SITUAÇÃO CRITICA DO NOSSO MUNICIPIO.

    ResponderExcluir
  12. O Sr. Emanoel Neri está coberto de razão, fora as festa do reveillón, Padroeiro, Carnaval, e Emancipação Política em ambiênte aberto podem ser realizadas por determinação do Ministério Público, outras não podem, o Prefeito Miguel Teixeira de as costas, isso tudo é vergonhoso para a nossa cidade e Município, o Turismo com esse procedimento do Sr. Prefeito vai se afastar da nossa terra por esses motivos que estão acontecendo, o descaso é em tudo, é uma administração desastrosa, até mesmo o Secretário de Turismo nimguém sabe quem é, o Nopotismo está aí as vistas de todo mundo,na saúde e Educação é um descaso total, Assistencialismo não existe, prédios Públicos todos alugados, as drogas só aumentam, limpeza pública em péssimas condições o lixo fica acumulado nos tambores causando mau cheiro, as estrads só anda bem se for a cavalo ou jumento.
    Ai eu pergunto esse é mesmo o Prefeito do Trabalho e Compromisso?
    Marcos

    ResponderExcluir
  13. e uma falta de respeito o que a com tece em são miguel o senho prefeito esta tranquilamente em sua casa na cidade de natal.e os moradores de gostoso não com segue dormir com o barulho em loque sedor.

    ResponderExcluir
  14. Como essa enquete é sobre som resolvi comentar aki msm, por isso lá vai...EMANOEL NERI o barulho da festa do Senhor Gustavo naum lhe encomedou naum? (estou esperando uma resposta)

    ResponderExcluir
  15. jubenck oque ira fazer depois de eleito comprar uma moto nova ou vender a velha?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir