segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Novos ricos" fazem questão de exibir seus carrões na praia. Descaso da prefeitura estimula desrespeito

Por Emanuel Neri
Algum dia alguém terá que fazer um estudo sociológico mais aprofundado para entender o que leva uma pessoa a fazer questão de trafegar com seus carrões nas praias. É um comportamento de puro exibicionismo que precisa ser estudado melhor. Mostrar seus carrões na praia é sinal de poder e riqueza que precisa ser exibido.
No dia de ontem, na praia de São Miguel do Gostoso, o comportamento exibicionista destes motoristas se manifestou em diversos momentos. Embora o trânsito na orla esteja proibido, estes motoristas continuam desrespeitando a lei e a população, estimulados pela total falta de sinalização e fiscalização da Prefeitura local.
O trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso está proibido oficialmente deste o último dia 7 de janeiro. A população apóia a proibição, porque teme sofrer acidentes com os veículos que trafegam por ali em alta velocidade. Mas a Prefeitura tem demonstrado total falta de sintonia com os moradores da cidade.
Sem sinalização e fiscalização da Prefeitura, tem proliferado o caso de motoristas que fazem questão de exibir seus carrões – em geral enormes caminhonetes tracionadas – na praia. Grande parte deles vem de Natal. Geralmente chegam em grupo de carros, passeiam pela praia e param em um determinado local, em círculo.
Ali, na beira da praia, estes motoristas começam seu alegre piquenique. Ligam o som alto dos carros, abrem geladeiras portáteis, sentam em cadeiras de praia, alguns estendem suas esteiras e ficam conversando e bebendo. Gealmente falam muito alto - e, o pior, costumam deixar o lixo do que consomem na beira da praia. São hábitos medonhos.
Este é um típico comportamento de “novo rico”, como chamam alguns estudiosos. Exibir seu novo padrão de riqueza é uma regra bem comum deste segmento que teve recente ascensão social. Às vezes estes motoristas também são de classes ricas, mas que infelizmente não receberam educação suficiente e hábitos civilizados de convivência em ambiente público. Muitas vezes o pobre é bem mais educado.
Mesmo alguns moradores de São Miguel do Gostoso, que hoje têm estas caminhonetes tracionadas, fazem questão de exibir seus carrões na beira da praia. O noBalacobaco flagrou o pequeno empreiteiro José Eudes, passeando com seu enorme carro, para cima e para baixo da praia, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Outros moradores da cidade que melhoraram de vida e compraram seus carrões costumam fazer o mesmo.
O curioso é que esta gente tem argumentos favoráveis ao uso da praia como pista de corridas de carros. Acham que têm mesmo que trafegar na praia, que não causam nenhum risco de acidente, que têm que dividir o espaço da orla com os banhistas. Os “novos ricos” de outras cidades também ficam cheios de razão ao serem abordados.
É muito estranho o comportamento desta gente. Da mesma forma que também é muito estranho o comportamento da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, que faz questão de contribuir com este hábito maluco de andar de carro na beira da praia, gerando risco de atropelamentos. Mas a população está atenta a todo este descaso e já fez seu julgamento.
O prefeito Miguel Teixeira, que parecia ter dado um grande salto qualitativo na sua administração ao acenar com o apoio à proibição do tráfego na praia, deu marcha à ré. Deixou a população a ver navios – ou melhor, a ver carros, motos (alguns deles de funcionários da Prefeitura), bugues e quadriciclos trafegando livremente nas praias.

15 comentários:

  1. Quase houve um acidente em frente a pousada da tia da Micarla no Maceió. Logo depois da pousada acaba o calçamento e só passa um carro de vez. Minutos depois na praia vi esse tanque de guerra parado na areia. O povo de Gostoso está humilhado porque gozam da nossa cara. O que vale a vida de um Gostosense, de quem mora na cidade ou um turista. Quer saber? Vá à praia e constate você mesmo. Dá vergonha ser Gostosense, um povo humilhado e sem poder de voz.
    João Alves

    ResponderExcluir
  2. ola..boa noite... moro em gostoso e sabemos sim que o transito esta proibido....na praia... desde o dia 7 de janeiro...mas este trabalho é algo que não se pode proibir do dia pra noite.... será um trabalho duro que temos que se unir ..para dar certo... proibir transito na praia é um trabalho de conscientização...... pois SÃO MIGUEL DO GOSTOSO dispõe de 2 ou 3 policiais por dia em escala de 24h... Temos mais de 20 distritos.... e aiiiiiiiiiiii????? devemos pegar esses policiais e ficar dando plantão na praia.... vamos acordar e se unir... não vamos meter o pau na administração..... cidades pequenas como s~çao miguel e outras o governo oferece muito pouco....não é apenas aqui que so existe 3 policiais.... tem cidade que so tem 1... ou nada..... acompanho esse blog e sei que tem coisas positivas mas tem muitas coisas negativas..tb.... se agente ficar metendo pau ...e num ajudar em nada..... vai ficar do mesmo jeito.... AMIGOS VAMOS UNIR FORÇAS... E NÃO PERDER FORÇAS.... desde o dia que foi probido eu frequento a praia e ja vi diversas pessoas de carros... PIOR GENTE NOSSA... DA CIDADE..NASCIDA AQUI.... E AIIIII.... so se falam em turistas...e turistas.... ja vi funcionario da pref.... ja vi policia em bugre...que mora. aqui...e outros e outros.....É COMPLICADO... POR ISSO QUE DIGO QUE É UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE TRABALHO DE AJUDA...DE UNIÃO...

    ResponderExcluir
  3. Em frente a Pousada da tia de Micarla acaba o calçamento da Av dos Arrecifes e só o lado direito da avenida é calçada ocasionando um manobra arriscada para todos e agora com os caminhões da eólica. Interessante que acabou logo depois da pousada da famosa prefeita deixando os outros moradores sem rua e deixando o tráfego da entrada da cidade só com uma mão tendo que um carro esperar o outro para poder entrar na cidade. Quando acontecer um acidente ali, tarde de mais.
    Marineide Marinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marineide!estranho isso de o calçamento acabar logo na porta da famosa Prefeita e tudo ficar assim mesmo e o transito ficando cada vez pior por lá.Acorda Prefeitura!!!!!

      Ariadne Azevedo

      Excluir
  4. Eu também vi no sàbado passado um desses carrões 4X4 branco entrando em direção à praia ,no Maceió ,bem em frente à pousada da tia da Prefeita Micarla e tranquilamente foi em direção da areia.Eu não conseguia acreditar e já era tarde para anotar a placa.Vamos nos unir Gostosenses e anotar as placas dos transgressores e botar a boca no mundo!!!!

    Josicléia

    ResponderExcluir
  5. Eu faço uma pergunta, ta legalmente proibido o transito na praia? Pois o que seio é que foi assinado pela câmera e o prefeito Miguel Teixeira assinou apenas a proibição dos velejadores não entrarem na água para velejar e nem sair se não no percurso entre a praia do cardeiro e a ponta do santo cristo, decreto esse que há muitos anos que a associação AE Gostoso vem cobrando da prefeitura, quanto à proibição do transito na praia apenas é um trabalho de conscientização até que a prefeitura assine também esse decreto. Quero deixar bem claro que é o que foi informado, se eu tiver sido mal informado, ai me desculpe e mudo minha perguntar. Porque a prefeitura não fez nada nem sinalização, alguém na praia orientando, a policia pelo menos um estante na praia, em fim a população luta e a prefeitura cruza os braços. Essa e a realidade.

    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Abaixo os cafonas...... com carroes. Viva o povo que quer se divertir na praia sem estas CAFONICES.Acho que esta na hora da populaçao tomar uma posiçao mais radical, o que acham ? Acho que tem que bater na tecla da divulgaçao da proibiçao. Espalhem a noticia...atè mesmo em Natal, nas agencias de viagem , pousadas, guarderias.Façam um slogam e ponham no facebook. Vamos inventar uma frase e colocar... exemplo : " Em Gostoso a populaçao diz que carro na praia NAO " ou "NAO VA' COM SEU CARRO PARA A PRAIA " OU "o CAFONA è AQUELA QUE PASSEIA DE CARRO NA PRAIA " . Vamos propor frases minha gente e fazer a campanha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Sra Cacau. Vamos mostrar nosso desprezo para quem anda com os carros em lugares proibidos 'praias' . Que tal? ' Gostoso é seguir as leis da cidade e não trafegar nas praias para que elas se mantenham Gostosas' 'Gostoso é respeitar as leis locais e deixar saudades de sua presença em nossa cidade' E quando virmos que alguém respeitou nossas leis vamos responder com um sorriso e a palavra 'Gostoso'
      Kátia Keim

      Excluir
    2. Oi Katia...achei òtima a tua resposta, gostei das suas frases. Que tal "Gostoso" è nao trafegar nas praias .Vamos colocar esta frase no face ? Voce tem uma melhor ? Mais curta ou mais brava ? Vamos fazer esta campanha amiga ?????

      Excluir
    3. Gostei das idéias da Cacau e Kátia,vamos espalhar faixas falando que Gostoso é andar a pé pelas praias,pela cidade e todo mundo falando:"Gostoso é morar aqui na paz",cafonas não são bemvindos.Podem vir com seus carrões mas não na praia.

      Ariadne Sofia

      Excluir
    4. Obrigado Cacau. Sei que você está empenhada nessa campanha e que sentiu na pele o perigo. Vamos fazer essa campanha e vou pensar na frase mais brava ! Parabéns Cacau, eu sei que você não nasceu nesta cidade mas considere-se uma cidadã honorária.
      Beijos
      Kátia

      Excluir
  7. A prefeitura não está respeitando o seu patrão ' O povo' Será que contratamos os funcionários certos? Já é hora de refazermos nossos quadros ?

    ResponderExcluir
  8. Cacau, boa estratégia a de envolver tentar constranger os vermes sem-noção e respeito à vida. Esses "novos ricos" são totalmente pobres de espirito. Envolver e conquistar a adesão à causa de entidades correlacionadas como agências de turismo, pousadas, comércio local, etc acredito ser de vital importância. Esses cafonas vão ficando brocha e compram um carrão para tentar substituir o pênis. Isso não sou eu que estou dizendo não, isso é Freud que explica.

    Rafael

    ResponderExcluir
  9. SR EMANUEL ANDANDO PELA PRAIA VIR OS BUGGY DA TUR GOSTOSO ANDANDO NA PRAIA COMO PODE UMA AGENCIA FAZER ISTO, A PREFEITURA NÃO SABE DE QUEM É? SÓ PODE SER BRINCADEIRA E OUTROS COMO RODRIGO DE BELIZO, ACHO ISSO UM ABISURDO PESSOA QUE DEVIA DA EXEMPLO NÃO DÃO, NO MACEIÓ E ONDE SE ENCONTRA O MAIOR FLOXO DE CRIANÇA NESSE PERÍODO,SÓ FALTAM SER ATROPELADO PELOS QUADRI-CIRCULO, SE ISSO ACONTECER VAMOS CULPAR QUEM PREFEITO QUEM MAIS. RESPONDA POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  10. EU TENHO DUAS OPINIÕES SOBRE CARROS E BUGGYS EM PRAIA ... NÃO SOU CONTRA BUGGYS PORQUE A MAIORIA PRECISAM GANHAR DINHEIRO COM VIAGENS PRA GALINHOS E AS PESSOAS SÓ SABEM VER A PARTE DE QUERER MATAR ATRUPELAR O QUE MUITAS VESES NÃO É SO CULPA DE QUEM DIRIGE MAS QUEM TA NA PRAIA COM CRIANÇAS, NESSES DIAS TAVA ANDANDO DE CARRO EM SMG E VIR UM MONTE DE CRIANÇA COM UMAS CERCA DE 7 ANOS NA CALÇADA E NAO VIA NENHUM PAI OLHANDO, E EU SO NA BASE DE 40 KILOMETRO E FAÇO A PERGUNTA CADE OS PAIS NESSA ORA ??? ATÉ NA PRAIA MESMO ELES NEM LIGAM ... VEJO QUE TEM CARROS E BUGGYS QUE ESTÃO ERRADOS SIM, PRINCIPALMENTE JOVENS QUE NEM TEM CARTEIRA MAS NAO VAMOS AS VESES QUERER DISSER AQUI Q É PQ É FILHO DE GENTE RICA QUE NAO TEM NADA VER O NEGOCIO AQUI TEM QUE SER IGUAIS ...
    NÃO É PROIBIR E SIM AHH UMA CONCORDANCIA E VIGIAÇÃO DOS POLICIAS QUE ELES AMAM VIM PRA CA NAMORAR DO QUE FASER O QUE DEVE FASER, JA PEGUEI MUITOSS NOS ESCUROS COM CARRO PARADO E PAQUERANDO .. PREFEITO NAO É DEUS NAO MINHA GENTE SE FOSSE RESOLVERIA TUDO VAMOS PENSAR ANTES DO QUE AGIR EM PALAVRAS QUE NEM SABEMOS.. SO UM TEM O PODER DE JULGAR ''DEUS''...
    VAMOS AGIR MAS DO QUE FALAR EM UM SITE PQ É A MESMA COISA DE BOTA NUM PAPEL E NUM TER CORAGEM DE AGIR... SE O PREFEITO NAO TEM TEMPO PQ VC NAO AJUDA FAZ A DIFERENÇA TENHO CERTEZA QUE ELE VAI LI AGRADECER ...


    ALERRANDRO DIAS - CEARÁ

    ResponderExcluir