quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Grupo trabalha em São Miguel do Gostoso com jovens em situação de risco e combate a drogas

Por Emanuel Neri
Vejam que trabalho interessante está sendo feito, voluntariamente, em São Miguel do Gostoso. Otoniel Baracho, 68, com o apoio de outras pessoas da comunidade, criou uma associação para cuidar de crianças e adolescentes em situação de risco, bem como de jovens que estão convivendo com drogas.
A entidade chama-se ASLÍRIO – Associação Lírio dos Vales de Defesa da Vida e Plena Cidadania de São Miguel do Gostoso. Junto com este órgão foi criado também um fórum, com a participação de ONGs, Prefeitura, Câmara Municipal e Igrejas do município. O foco deste grupo é a recuperação de jovens envolvidos com drogas.
Estas duas entidades estão muito bem estruturadas. Basta ver a “missão” de ambas para entender sua importância: “Fomentar a promoção do ser humano, buscando o resgate daqueles que, excluídos da prática cidadã, encontram-se em situação de risco e vulnerabilidade social”.
A ASLÍRIO trabalha também com visão e valores. “Propugnar pela construção coletiva da melhoria de vida na plenitude de seus aspectos”, diz a visão do projeto. Os valores são: defesa da vida, valorização das pessoas, responsabilidade compartilhada, compromisso social, integridade, seriedade, transparência e participação”.
Otoniel, que já foi vereador em Touros, mas que hoje está aposentado, é uma destas pessoas que vive mergulhado na promoção da pessoa humana. Há seis meses morando em São Miguel do Gostoso, Otoniel é um especialista na temática dos problemas da droga. Integra o Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
Em São Miguel do Gostoso, Otoniel também criou a Escolinha do Bem, que trabalha com crianças entre 6 e 15 anos. São 55 crianças que, aos sábados, participam de intensa programação com atividades de recreação e palestras sobre proteção contra drogas, pedofilia, tabagismo e alcoolismo.
A ASLIRIO é presidida por Rosimar Teixeira Câmara Vicente. Segundo Otoniel, esta entidade tem como encaminhar, para tratamento especializado em Natal, qualquer pessoas que queira se livrar de dependência de drogas. Otoniel coordena serviços de apoio a dependentes de drogas em toda a região norte do Estado.
Você pode visitar a ASLÍRIO e a Escolinha do Bem para acompanhar o bom trabalho que é feito. Ela fica na rua dos Camarões, 181, no bairro do Maceió. No momento, Otoniel está precisando levantar recursos para pagar custos de cartórios com a  regulariza destas entidades.
Vale muito a pena ajuda-lo. Algumas pessoas, como o prefeito Miguel Teixeira, fez uma doação em caráter pessoal. A Pousada dos Ponteiros também está ajudando. É importante que outras pousadas e restaurantes – ou pessoas físicas – também ajudem. Celular de Otoniel, 084-91347434; email, souzabaracho@yahoo.com
O enfrentamento dos problemas causados pelas drogas em São Miguel do Gostoso deve ser uma tarefa de toda a comunidade. Então é importante que empreendedores e a população se envolvam – contribuindo com ajuda financeira ou trabalho voluntário – a esta bandeira levantada pela ASLÌRIO e por Otoniel Baracho.

6 comentários:

  1. Um trabalho bonito de se ver este de Otoniel. A Aslirio nasce como uma entidade séria e que precisa de apoio de toda sociedade. A tarefa a que ela se propõe é das mais árduas, eu diri hérculea e se não for dividida com os demais setores da sociedade, dificilmente terá êxito. Devemos todos ajudar no que pudermos na manutenção desta associação. Fica aqui um apelo para o Poder público, que de alguma forma ajude a sociedade a debelar esse mal, que são as drogas.
    Manoel Dias

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sr. Emanoel!

    Quero agradecer pela iniciativa de divulgar o trabalho da associação.
    Espero que as pousadas, restaurantes e outros se consientise e ajudar a fazer de gosto uma cidade melhor.
    O que faz uma cidade ser boa para o turismo não só as paisagem, as boas pousadas mais as pessoas, e gostoso recebe muito bem os seus turista HOJE.
    E AMANHÃ receberemos?
    Porque se não nos mechemos HOJE, AMANHÃ os garotos receberão nossos turistas bem ou com uma arma?
    Gostoso sera um lugar seguro?
    Qual a educação que nossos jovens tem HOJE?
    Isso é para pensa bem.
    Peço que todos possam refletir sobre o assunto e nos ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que existem pessoas, despreendidas, como essas da ASLIRIO que fazem o deferencial em prol do bem estar dos mais necessitados. Parabes Otoniel e seus companheiros nesse belo trabalho de amor aos mais necessitados. Que Deus ilumine a todos.
    Vida longa, saude e muito trabalho, sucesso em 2012.
    SDS.
    Gilson

    ResponderExcluir
  4. Emanuel venho aqui neste espaço para fazer uma denuncia de abuso de autoridade praticado por policiais militares aqui na cidade de sao miguel do gostoso quando os mesmos espancaram um jovem no ultimo sábado o jovem foi espancado sem saber porque que estava apanhando gostaria que este blog fizesse a apuração deste fato denunciasse para a sociedade o que estes mal carater fardados fizeram!

    ResponderExcluir
  5. estou muito feliz com esse trabalho. espero que as pessoas de gostoso se comova e vá pelo menos visitar faço parte deste trabalho.e muito legal.

    ResponderExcluir
  6. e um ótimo trabalho .faço um apelo ajudem.pós gostoso merece que seus jovens segão limpos de drogas.

    ResponderExcluir