quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Compareça neste sábado, às 8hs, à mobilização para proibir trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso

Por Emanuel Neri
Este convite é para todos os moradores de São Miguel do Gostoso que se preocupam com a preservação da vida nesta cidade. Ás 8 horas deste sábado (dia 7 de janeiro), todos devem comparecer à mobilização que será iniciada em frente ao prédio dos Correios, na avenida dos Arrecifes. O objetivo é conscientizar os motoristas a não mais trafegarem seus veículos automotivos na orla urbana da cidade.
O trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso sempre apresentou alto risco de atropelamentos, em especial de crianças. Muitos motoristas trafegam por ali em alta velocidade, alguns deles embriagados. A Prefeitura e a Câmara aprovaram lei que, a partir deste 7 de janeiro, o trânsito na orla urbana da cidade não mais será permitido. O tráfego nesta área será desviado para as ruas da cidade.
Além do risco de atropelamento, o trânsito na praia também é uma ameaça para o ecossistema de São Miguel do Gostoso. Muitas espécies da fauna e flora local não sobrevivem ao intenso tráfego nas praias. Uma das espécies mais ameaçadas são tartarugas que fazem suas desolvas em áreas próximas à cidade, especialmente no trecho que liga São Miguel do Gostoso à praia de Tourinhos.
Esta semana um casal de turistas que caminhava entre São Miguel do Gostoso e Tourinhos presenciou um ninho de tartarugas (fotos de filhotes) exatamente na rota dos bugues que trafegam nesta região. Seria interessante que todo este trecho fosse proibido para o tráfego de veículos. O ideal é que, depois de entrar na cidade, os veículos continuassem pela estrada, até depois de Tourinhos.
A proibição do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso é um anseio de praticamente toda a população local. Mas é importante que cada morador se transforme em um fiscal desta proibição, advertindo os motoristas que estejam dirigindo na praia. Se eles insistirem em continuar ali, as placas dos veículos devem ser anotadas e repassadas, por celular (084-91907020), para a polícia da cidade.
O noBalacobaco participou ativamente da campanha para proibir o trânsito na praia. Quem quiser, pode escrever nos “comentários” do blog, dando placas e, se possível, o nome dos motoristas que estão dirigindo. Está proibido qualquer tipo de tráfego de veículo automotivo nas praias. Isso compreende caminhonetes, automóveis, bugues, motos e quadricilos. A polícia também intensificará o policiamento nas praias.
É importantíssimo que a população assuma esta campanha, comparecendo neste sábado à mobilização e sendo um fiscal para que a proibição do trânsito nas praias funcione efetivamente. Os moradores de São Miguel do Gostoso são os mais beneficiados com esta medida. Sem o trânsito nas praias, não mais haverá medo, sustos e o risco de, a qualquer momento, alguém ser atropelado.

8 comentários:

  1. Estaremos eu e meus filhos lá.

    ResponderExcluir
  2. obrigado Emanuel por este apoio de divulgar esta mobilização, esta ação partiu de uma reunião do comitê orla aqui de smgostoso, a iniciativa si deu por parte dos bugreiros la representados pelos sócios da classe pelos empresários e escolas náuticas e o poder público, contamos com o apoio deste blog sempre, esta ação é muito tímida para o que deveria acontecer, eu acho, mas é o começo, as denuncias dos carros, motos, quadricíclos enfim automotivos em geral tambem poderam ser feitas alem da Delegacia de Policia, podem levar as placas e si possivel o nome da empresa ou do condutor para a Prefeitura na pessoa de Rubens que iremos encaminhar esta denuncia a Policia MIlitar de Touros aonde sera feito um levantamento da pessoa e veiculos, sejam daqui ou de outra localidade, venham apoiar, lembramos que temos o respaldo da Capitania dos Portos, Superintendencia do Patrimonio da União,PRODETUR, Comando Geral da PM do RN, AEGostoso e contamos com todos os proprietários das pousadas , empresas de entretimento aonde alugam quadriciclos, bugues e motos, para que divulguem que trafegar na orla de são miguel do gostoso é proibido e configuras crime
    obrigado
    Rubens EDuardo

    ResponderExcluir
  3. obrigado Emanuel por este apoio de divulgar esta mobilização, esta ação partiu de uma reunião do comitê orla aqui de smgostoso, a iniciativa si deu por parte dos bugreiros la representados pelos sócios da classe pelos empresários e escolas náuticas e o poder público, contamos com o apoio deste blog sempre, esta ação é muito tímida para o que deveria acontecer, eu acho, mas é o começo, as denuncias dos carros, motos, quadricíclos enfim automotivos em geral tambem poderam ser feitas alem da Delegacia de Policia, podem levar as placas e si possivel o nome da empresa ou do condutor para a Prefeitura na pessoa de Rubens que iremos encaminhar esta denuncia a Policia MIlitar de Touros aonde sera feito um levantamento da pessoa e veiculos, sejam daqui ou de outra localidade, venham apoiar, lembramos que temos o respaldo da Capitania dos Portos, Superintendencia do Patrimonio da União,PRODETUR, Comando Geral da PM do RN, AEGostoso e contamos com todos os proprietários das pousadas , empresas de entretimento aonde alugam quadriciclos, bugues e motos, para que divulguem que trafegar na orla de são miguel do gostoso é proibido e configuras crime
    obrigado
    Rubens EDuardo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao povo do São Miguel do Gostoso. Com isso vocês terão mais visitantes e adimiradores.

    ResponderExcluir
  5. Proibamos não só trafégo de autos nas praias e sons altos em vias públicas,mas,até mesmo em ambientes particulares que incomodem os vizinhos.SEU DIREITO TERMINA QUANDO COMEÇA O MEU.
    Isabel Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Vamos também nos conscientizar da necessidade de quando levar-mos nossos cães pra passear nas ruas e praias de Gostoso,recolher-mos as suas fezes,que só não é feio e anti-higiênico,mas, causam serias doenças.
    Isabel Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Bom tópico Isabel. Lembrando bem cachorros nas praias. Causam sérias doenças. Vamos nos mobilizar.
    Marleusa

    ResponderExcluir
  8. Acho que com tudo isso que estão fazendo em Gostoso não só será pioneiro em nosso Estado como ficará notório em todo o Brasil. Por tudo isso é que vamos fazer juz ao nome Gostoso. Praias limpas, som na altura que não incomode o vizinho, sem tráfego de buggies ou carros nas praias, respeito aos animais, sem queimadas e sem lixo nas ruas e sem violencia. Que 'Gostoso' só de falar me dá água na boca.

    ResponderExcluir