quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Agricultura familiar cria cooperativa para abastecer pousadas de Gostoso e escolas públicas da região

Por Emanuel Neri
A organização de pessoas em torno de objetivos comuns é capaz de alcançar resultados incríveis. Em São Miguel do Gostoso, um grupo de trabalhadores ligados à agricultura familiar se reuniu em torno de uma cooperativa para abastecer pousadas, restaurantes e escolas públicas da região. O resultado é impressionante.
Este grupo, que reúne agricultores de outros municípios da região, criou a Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais da Economia Solidária da Região do Mato Grande (Cooafes). Dezesseis municípios do Mato Grande – região onde está São Miguel do Gostoso – fazem parte desta cooperativa. Isso é o que se pode chamar de sustentabilidade da economia local.
Pois esta cooperativa já está entregando frutas e hortaliças – todas orgânicas, sem uso de defensivos agrícolas – para a merenda escolar de escolas públicas de São Miguel do Gostoso, Pureza, João Câmara e Parnamirim. São em torno de 20 toneladas por mês. Só Parnamirim tem 64 escolas abastecidas por esta cooperativa.
No final de dezembro, a cooperativa começou a entregar estes mesmos produtos para restaurantes e pousadas de São Miguel do Gostoso. Não há problema em torno de produtos oferecidos. Se um determinado produto não for produzido na região, a cooperativa compra no Ceasa, em Natal, e o repassa para seus clientes locais.
A cooperativa já tem condições de entregar para restaurantes e pousadas 82 itens produzidos na região. Há produtos – como gengibre, maça verde, caqui, uvas – que vêm do Ceasa. Mas muitos destes produtos já começam a ser plantados e testados para também serem distribuídos em São Miguel do Gostoso.
“Para continuar crescendo, vamos precisar muito da compreensão dos empresários e das prefeituras da região”, diz o jovem José Jubenick Pereira da Silva (foto acima), 25 anos, presidente da cooperativa. Ele reúne um amplo grupo de jovens em torno do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São Miguel do Gostoso.
O sindicato, que também é presidido por Jubenick, é a base de todo este movimento de produção e distribuição de frutas, hortaliças e outros produtos agrícolas. São 180 filiados ao sindicato – em São Miguel do Gostoso são mais de mil famílias integradas à agricultura familiar. A maioria vive em assentamentos agrários.
Os produtos da agricultura familiar também estão, semanalmente, na feira de São Miguel do Gostoso. Em dezembro, a cooperativa faturou R$ 30 mil com produtos para a merenda de escolas públicas da região. Se tudo der certo, inclusive com a entrega para pousadas e restaurantes, este faturamento vai se multiplicar rapidamente.
A cooperativa da agricultura familiar tem possibilidade de crescer muito mais. Basta que as prefeituras passem a comprar a eles mais do que os 30% de toda a merenda escolar que é lei determina para serem adquiridos na região. É importante também que pousadas e restaurantes de São Miguel do Gostoso prestigiem este movimento.
“Podemos entregar tudo o que nos for pedido por prefeituras e pousadas, como leite, mel, doces de caju, bolos. Futuramente vamos poder entregar frangos, carnes e peixes”, diz Jubenick. O movimento dos agricultores familiares até criou um slogan para definir seu movimento. “País sem pobreza é país com agricultura familiar rica e ecológica”, explica João Eudes, que também integra a cooperativa.
O mais impressionante é que todos estes produtos já têm ou, em alguns casos, estão em processo para adquirir os certificados de qualidade exigidos pelo controle sanitário de alimentos. Nesta quinta-feira (26/1), a cooperativa começa a trabalhar com produtos orgânicos em uma feira da Cidade da Esperança, em Natal.
Quem quiser aderir aos produtos da cooperativa pode ligar para 084-91695597 (Lívia), 084-91640660/81303628 (Jubenick) ou 084-91344270 (João Eudes). Mensagens podem ser enviadas para cooafesrn@gmail.com ou sintrafgostoso@gmail.com. A cooperativa tem condições também de entregar seus produtos para residências e outras cidades.
Para mais informações sobre a política pública de agricultura familiar no Brasil, acessar os seguintes links:
 http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo26.htm
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/pronaf.html
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_Fortalecimento_da_Agricultura_Familiar

6 comentários:

  1. Fico feliz com esses produtores e os parabenizo pela iniciativa. Vamos dar força à eles e incentivo para que eles tenham sucesso nesse empreendimento que traz progresso para o nosso municipio.
    José Carlos

    ResponderExcluir
  2. o engraçado é q esses movimentos feitos por esse grupo petista só acontecem no periodo politico de são miguel do gostoso, simone ligada a esse gupo fez alguns movimentos no periodo que assumiu a cadeira de vereador(a)por dois meses depois sumiu nunca mais fez movimento se esse povo chegasse ao poder será q não vai desapacer tambem, claro q sim fiquem a tento pessoal...

    ResponderExcluir
  3. Quem some é quem não tem a coragem sequer de se revelar em seu comentário, escondendo-se no anonimato! Somos um grupo social, político e econômico muito bem definido e aguerrido, que mostra a cara, forma novas lideranças populares e trabalha pelo desenvolvimento de São Miguel do Gostoso desde 1997. São muitas as idéias, ações e resultados que temos conquistado para o nosso município: Fórum Popular de Políticas Públicas - FOPP, Prog de Apoio ao Pequeno Produtor, Feira Agroecológica, Prog Nacional de Habitação Rural, Prog de Esporte e Lazer, etc, etc... e agora o apoio à Comercialização dos produtos da agricultura familiar já é uma realidade com a Cooperativa e o SINTRAF. Isso tudo, e nós só tivemos uma vereadora por 03 meses! Imaginem o quanto mais vamos poder trabalhar pela nossa população quando concretizarmos o espaço de participação institucional ao qual temos feito jus...?! Obrigado, anônimo, pelo reconhecimento de que em apenas poucos meses conseguimos na Câmara fazer "alguns movimentos"... e pensar que tem muita gente que passa os 04 anos e não faz nenhum, hein!
    Hildemar Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É POR ISSO HILDEMAR QUE EU DIGO QUE VC SÓ PENSA EM PODER, NA PRIMEIRA O PORTUNIDADE VC JÁ MOSTRA A FIRMANDO Q EM APENAS TRES MESES DE MANDATO DE VC E SIMONE VC JÁ MOSTRA SEU EU E EU E SIMONE, SERÁ Q TUDO Q VC SITOU FOI NESSES TRES MESES DE VC E SIMONE CD O GRUPO NÃO FEZ NADA OU REALIZAM TUDO ISSO SÓ EM APENAS TRES MESES? HIPOCRESIA DE SUA PARTE COMO SEMPRE NÉ HILDEMAR SÓ EXISTE GRUPO QUANDO É PRA FAZER A SUA VONTADE,UMA PERGUNTA HILDEMAR, VC PENSA MESMO EM SE UNIR COM ESSE GRUPO DA SITUAÇÃO Q QUANTAS E QUANTAS VEZES FOI DISCULTIDO NO FOPP SOBRE A FALTA DE COMPROMISSO COM O AGRICULTOR FAMILIAR,É MAIS UMA ATITUDE DE QUEM SÓ PENSA EM SE,E PODER PODER, HILDEMAR E SIMONE E O POVO? A PROMESSA FOI PARA UM FUTURO QUE NÃO EXISTE OU JÁ FOI CONCRETIZADA PESSOALMENTE VC E SIMONE?,HILDEMAR O BOM LUTADOR PENSA NA SUA NAÇÃO E NÃO DESISTE NEM A BANDONA O GRUPO O LUTADOR QUE DESISTE DE LUTAR NUNCA SERÁ UM VENCEDOR,EU NÃO TE ADIMIRO MAIS ALGUEM NA MINHA CASA SIM!NÃO SEI MAIS....F.G.S.21 PARAIZO...

      Excluir
  4. Este comentario vai dirigido ao Sr. Manuel Neri, por ter trazido esta excelente materia ( a ONU declarou que o ano 2014 será o ano da Agricultura Familiar) A FAO se reunirá em minha cidade (Buenos Aires)no mes de marco onde representantes de varias nacoes latinoamericanas incluirao um dos temas tao importantes como o combate a fome e as alternativas que vossa Presidente faz questao de reforcar com projetos dirigidos aos esquecidos agricultores familiares,desarrolhando políticas diretas para os atores involucrados. Este exemplo é digno de ser copiado e aquí tenho que abrir um paréntesis para o Sr José Jubenick, quem soube interpretar que o melhor caminho também é o cooperativismo, levando a voz de quem os acompanham. Só com acoes se consegue obter a participacao nas políticas públicas que favorecam estes exemplos. Tem muitos municípios nas cidades do Nordeste que necesitam da difusao destos atores. Particularmente me sinto identificado com um de seus estados, Bahia, visitei algumas cidades do interior levando exemplos de programas de agricultura familiar que deram certo no meu país na crissis dos anos 2001,2002 e nesses anos nao tinham muito interesse. Com muita alegría pesquisando hoje na net encontrei esta materia. Minha intensao é voltar a este lindo país e entrar com mais forca logo de conhecer os dados do IBGE onde dao as quantidades de agricultores familiares por estado, a porcentagem que representam seus produtos nas mesas de todas as familias brasileiras é importante tambem dar a conhecer. Obrigado a estos dois Senhores. Obrigado a todos os agricultores familiares pelo seu aporte silencioso e nao sempre reconhcido.
    Rodolfo Miguel Serra
    rodolfo.serra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi benny muito bem candisdato e assim que povo gosta

    ResponderExcluir