quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

São Miguel do Gostoso se assusta com queimada feita de forma ilegal, prática muito comum na cidade


Por Emanuel Neri
O primeiro alerta foi dado, no início da tarde de hoje (7/12), por Virna Vianello, em sua página do Facebook. Segundo ela, uma nuvem preta escurecera de repente o sol em toda São Miguel do Gostoso. Parecia que ia chover, mas infelizmente não era chuva. A nuvem preta era resultado de uma enorme queimada feita na altura da entrada da Ponta do Santo Cristo, a uns 500 metros do posto de combustível da cidade.
Na sequência do alarme de Virna, outros navegadores do Facebook começaram a disparar informações sobre a densa nuvem de fumaça provocada pela queimada, que chegou a assustar muita gente. Infelizmente as queimadas são uma prática muito comum em São Miguel do Gostoso. Queima-se lixo e, o que é mais grave, derruba-se árvores – algumas centenárias, como cajueiros – e toca-se fogo em tudo. O dano também é enorme para animais e aves silvestres.
Até hoje a Prefeitura de São Miguel do Gostoso não tem regras para combater este crime ambiental, agravado pelo perigo do fogo alastrar-se por outras áreas, queimando residências e outras propriedades. É muito comum ver fogueiras imensas queimando lixo e restos de árvores na cidade. Este tipo de prática tem até um nome curioso dado por pessoas mais antigas da cidade: “Coivara”.
Botar fogo em tudo é quase uma prática cultural de São Miguel do Gostoso. Muitas pousadas e residências já correram o risco de arderem nas “coivaras”. Não faz muito tempo, uma pousada da Praia do Maceió correu alto risco de arder em chamas, devido ao fogo em restos de palhas e folhas secas queimadas em um terreno vizinho. Mais recentemente, o risco foi de uma residência, também na Praia do Maceió. Nesta época do ano, com o tempo seco, aumenta mais ainda o risco do fogo se alastrar por outras áreas da cidade.
A Prefeitura e a Câmara Municipal precisam urgentemente criar regras para proibir este fogaréu. Basta um decreto da Prefeitura – ou um projeto da Câmara Municipal – proibindo que se toque fogo em matas ou em lixo. Junto com isso, pode-se estipular multas para quem desrespeitar estas normas. É importante que isso seja acompanhado de intensa campanha de orientação à população, para que se evite todo tipo de queimadas.
Além do perigo do fogo se alastrar, causando riscos à população e enormes prejuízos materiais, as “coivaras” também são altamente poluidoras e prejudiciais à saúde. Chegou a hora de os órgãos públicos e a população de São Miguel do Gostoso se juntarem para combaterem este terrível mal. O Idema, órgão que controla o meio ambiente no Rio Grande do Norte, também precisa ser alertado.

5 comentários:

  1. eu ñ aguento mais tanta queimada...na minha rua é todo dia a mesma coisa...


    GENTE SE TOCA ISSO FAZ MAL PRA SAÚDE E PRINCIPALMENTE PARA O MEIO AMBIENTE....

    ResponderExcluir
  2. O budismo expoe a relacao entre a vida e seu meio ambiente ( Echo Funi). Um ser vivo e seu ambiente sao dois fenomenos independentes,porem unos em sua existencia fundamental.`Na medida que a vida estende sua influencia a circunvizinhanca,o meio ambiente automaticamente muda de acordo com a condicao da vida. Entao, o meio ambiente que e reflexo da vida dos seus habitantes-sempre adquire as caracteristicas dos que nele existem`. Conforma o exposto acima, uma pessoa que vive em meio a guerra e agonia nunca podera dizer que se encontra no estado de alegria, ou vice -versa. A condicao interna da vida de uma pessoa manifesta-se em em seu ambiente ou ,o ambiente reflete a vida de quem o habita.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. ISSO É CRIME E FAZ MAL A SAÚDE DE QUEM RESPIRA PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS. SOU A FAVOR DE UM RIGOROSO CONTROLE DESTA PRÁTICA TERRIVEL, IGNORANTE E SELVAGEM. TEMOS QUE FAZER BOLETIM DE OCORRENCIA PARA QUE CADA UM QUE PRATIQUE SEJA RESPONSÁVEL POR QUALQUER DANO QUE SEJA. COMO AQUI VENTA MUITO JÁ TIVE QUASE COMEÇO DE FOGO NA MINHA CASA ALÉM DE QUANDO QUEIMAM LIXO MINHA FILHINHA DE DOIS ANOS FICA COM UMA TOSSE A NOITE INTEIRA.

    ResponderExcluir
  4. Grande parcela da população, infelizmente desconhece, porém, queimar qualquer coisa, com o propósito de se livrar dela e/ou dos inconvenientes por ela causados, gerando poluição ou potencialmente causadora de danos à saúde humana, É CRIME ! O artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, de 12/02/98 reza que "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". Pena: reclusão, de 1 a 4 anos, e multa. Caso o crime seja considerado culposo (a pessoa poluiu sem intenção deliberada de poluir), a pena será a detenção, de 6 meses a 1 ano, e multa. Provocar incêndio é crime inafiançável, segundo o artigo 250 do código penal - Decreto Lei 2.848de 7/12/1940!!

    Apesar de quintais e terrenos serem propriedades particulares, a atmosfera e o ar são bens de uso comum da comunidade e da humanidade.

    Há algumas alternativas corretas, como:
    - Enterrar em cova rasa, que permita oxigenação e decomposição aeróbica, fertilizando o solo.
    - Jogar uma camada suficiente de terra, por cima, para decomposição e uso em compostagem.
    - Para pequenas quantidades, fragmentar os ramos e, com as folhas, ensacar para o lixeiro levar.
    - Em caso de grande quantidade, alugar uma caçamba.
    - Em quintais, hortas, pomares etc, pode-se usar como cobertura morta, auxiliando na fertilização, aadubação orgânica e retenção da umidade do solo, reduzindo o consumo de água na rega. etc..
    É só ter boa vontade e pensar coletivamente. Esta prática antiga e egoísta deve ser banida dos costumes atuais.

    ResponderExcluir
  5. A maioria das queimadas da rua dos dourados é secretários do colégio olímpia e bitinha, só falta matar todo mundo entupido de fumaça, fala serio, ta bom de tomar vergonha povo!

    ResponderExcluir