sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

São Miguel do Gostoso delimita área para que a atividade de kit e windsurf possa ser praticada

Por Emanuel Neri
A partir de agora São Miguel do Gostoso também terá uma área delimitada para a prática de kit e windsurf. Trata-se do trecho compreendido entre a desembocadura  da Lagoa do Cardeiro, também conhecida como Boca da Barra, até o extremo da Ponta do Santo Cristo. Fora desta área, está proibida a prática deste esporte.
A exemplo da proibição do trânsito de veículos automotivos na praia, esta também era uma reivindicação antiga da população de São Miguel do Gostoso. Concentrada neste espaço, que tem quase 2 quilômetros de extensão, a prática deste esporte não interfere nas áreas reservadas para banho de mar e ancoragem de barcos de pesca.
A delimitação desta área também foi adotada na audiência pública do Comitê de Orla de São Miguel do Gostoso, na última quinta-feira(dia 15/12). Estavam presentes Câmara Municipal, Prefeitura, Patrimônio da União e Idema, o órgão de defesa do meio ambiente do Rio Grande do Norte, além da população local.
A prática de kit e windsurf em São Miguel do Gostoso atrai gente para a cidade e, tanto quanto o turismo, gera receita e emprego. Mas era preciso disciplinar o local onde este esporte pudesse ser praticado. A população reclamava de que os adeptos deste esporte usavam praticamente toda a extensão da praia.
Agora este problema está resolvido. A delimitação desta área também é lei, já que foi aprovada pela Câmara Municipal. A Prefeitura também apoiou esta medida. É obrigação de todos, em especial das guarderias e escolas de kit e windsurf, respeitar a área na qual esta prática de esporte é permitida.

7 comentários:

  1. POIS BEM ...A MELHOR PRAIA DE BANHO E´A DE SANTO CRISTO , O QUE FICA IMPOSSIVEL NA EPOCA DO PICO DE KATE , CORRE-SE O RISCO DE SER LIXADA COM OS ESPORTISTAS ... DAI FICA A PERGUNTA :QUEM MORA NA REGIÃO DE SANTO CRISTO VAI SE DESLOCAR PRA PRAIA DO CARDEIRO , XEPA OU MACEIO OU VAI ESPERAR QUE PASSE O VERÃO PRA SE DELICIAR NO BANHO ? NADA CONTRA AO ESPORTE , MAIS QUE E´UM PROBLEMA A SE REPENSAR :E OS BANHISTAS ? VALE LEMBRAR OU RESSALTAR QUE O ESPROTE TRAZ TURISTA , DINHEIRO ENTRE OUTROS BENEFICIOS E MALEFICIOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. SE PROIBEM O TRANSITO DE VEICULOS NA AREIA DEVERIAM PROIBIR OS KITS NO MAR, POS NÃO E NA AREIA QUE ESTÁ O MAIOR NUMERO DE TARTARUGAS, E SIM NO MAR, PERGUNTA A QUEM VELEJA NA PRAIA DO SANTO CRISTO SE ESTOU MENTINDO!

    ResponderExcluir
  3. aaf coitada de gotoso se ñ fosse o kate! belo esporte

    ResponderExcluir
  4. Bom, é dificil comunicar com quem voce não sabe quem é, mas tudo bem, meu nome é Rubens sou funcionário da Prefeitura, e a lei não proibe não autoriza, é uma lei disciplinar, ok, ela esta conforme a NORMAM-03/DPC, expedida pela Diretoria de POrtos e Costa da Marinha, tambem em un dos itens diz a Lei disciplina, que " as práticas esportivas náuticas denominadas kitesurf e windsurf serão desenvolvidas, nas áreas compreendidad no art. 1º da seguinte forma,kitesurf e windsurf a uma distancia de 100 metros da linha da praia" isso é o que esta escrito ok, para si obter algo tem que ter um plano, certo, para que o esporte seja disciplinado tem que ter uma lei ok, a partir dai que iremos voltar para a atividade de fiscalização, que diz na lei que será exercida pelo Municipiio nos termos e limites do acordo de cooperação técnica firmado entre o municipio, a S´perintendencia do Patrimonio da União e a Capitania dos POrtos. Isso é só para tentar amenizar os animos, mas op bom seria que procurassem os órgãos responsáveis e participassem das reuniões isso é cidadania, por o comite orla existe a dois anos e 5 anos si trablhou para que existisse o mesmo. Obrigado e estou a dispoisção de qualquer dúvida, não sabendo vou a proucar de quem sabe, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. o bom seria que a populaçao fosse avisada de tais comiçoes pois parece que na cidade ninguem sabe de nada.

    ResponderExcluir
  6. E AI ? QUEM VAI ME DAR UMA RESPOSTA SOBRE A SITUAÇÃO DAS PESSOAS QUE MORAM NO BAIRRO DE STO CRISTO E CARDEIRO E QUE QUEREM TOMAR UM BANHO DE MAR , JÁ QUE A AREA VAI FICAR PRA O ESPORTE KITE E WIND ? ELES VÃO TER QUE FAZEREM UMA CAMINHADA ATE´A XEPA OU MACEIO´? ME RESPONDE AI POR FAVOR , OH MEU DEUS ISSO E´QUE E´UMA PELEJA.

    ResponderExcluir
  7. bem, sou nativo,esta proibição de carros e motos na praia,será que é só pro do lugar os turistas continuan passeando de carros e quadriciclos e ai ,se não tiver fiscalização a lei não pode ser comprida.

    ResponderExcluir