domingo, 25 de dezembro de 2011

Proibição definitiva do trânsito na praia deve começar na primeira semana de janeiro; veja como ajudar

Por Emanuel Neri
Talvez uma das iniciativas públicas mais aguardadas em São Miguel do Gostoso seja a proibição do trânsito na orla urbana da cidade. É visível que há uma expectativa favorável da população, principalmente os moradores que vão com crianças para as praias, para que esta decisão entre imediatamente em vigor. Mas ela só deve ser iniciada para valer a partir do dia 7 de janeiro.
É que, neste dia, haverá grande mobilização da cidade com o objetivo de conscientizar a população para que a proibição entre em vigor. O objetivo é mobilizar os moradores em duas frentes. A primeira é a de “fazer a cabeça” dos motoristas para que não trafeguem na praia. A outra é ser um eficiente fiscal da própria proibição, advertindo os motoristas que insistem em dirigir na praia.
Cabe à população que frequenta a praia o papel de denunciar o caso de motoristas que, mesmo advertidos, continuem trafegando na orla. Neste caso, o morador deve anotar placas do veículo – se for possível, identificar o motorista –e telefonar para a polícia. Se todos – e aí incluídos Prefeitura, Polícia e população – cumprirem sua parte, o trânsito será banido das praias de São Miguel do Gostoso.
O trânsito na orla urbana da cidade representa altíssimo risco de atropelamento para quem frequenta a praia. O risco vale tanto para os moradores como para turistas. Há todo tipo de veículos – carros tracionados, bugues, motos e quadriciclos – trafegando em todas as direções, alguns em altíssima velocidade.Vem de longo tempo a batalha da população para que o Poder Público tomasse alguma medida para afastar este enorme risco de acidentes.
Mas, agora que a medida está próxima de ser efetivada, tem que se fazer algum reconhecimento. Um deles é a Câmara Municipal, que aprovou decreto proibindo o trânsito na praia. Depois, a Prefeitura abraçou a idéia e não está medindo esforços para colocá-la em prática. Mas duas outras frentes foram importantes: o blog noBalacobaco, que faz forte campanha favorável, e a população da cidade.
A organização da sociedade, e seu posicionamento, via noBalacobaco, do apoio praticamente unânime à proibição, foi fundamental. Alguns leitores deste blog têm reclamado do prefeito que, depois de oito anos de administração, passou a apoiar só agora a iniciativa. Mas é importante destacar o apoio do prefeito Miguel Teixeira.
Em artigo publicado aqui no mês de novembro (veja abaixo), o noBalacobaco dizia que o prefeito teria uma “oportunidade de ouro para dar uma passo qualitativo em sua administração”, caso aprovasse a proibição. Miguel entendeu o anseio da população e abraçou definitivamente a idéia. Sua administração vai ficar marcada como a que baniu um dos grandes problemas que atormentavam a população.
É importante que a população entenda que, mesmo com o grande apoio que dava à proibição, foi fundamental que a Prefeitura tenha abraçado a proposta. O braço operacional da Prefeitura é decisivo para a que este tipo de medida entre em prática. O prefeito Miguel Teixeira já conseguiu que o comando da Polícia Militar reforce o policiamento na praia para que a proibição possa de fato funcionar.
São Miguel do Gostoso – e ai incluindo Poder Público (Prefeitura e Câmara Municipal), junto com a população – dão um exemplo de como a sociedade civil organizada é capaz de decidir o futuro da cidade. São Miguel do Gostoso será pioneira no Rio Grande do Norte – e em muitas partes do Nordeste – de que vai conseguir acabar com o trânsito nas praias urbanas, uma das grandes pragas da região.
É importantíssimo que pousadas, restaurantes, bares e escolas de kit e windsurf orientem seus clientes, principalmente os motorizados, a não trafegarem na praia.
Vejam, no link abaixo, artigo em que o noBalacobaco fazia um apelo para o prefeito abraçar a proposta de proibir trânsito na praia:

3 comentários:

  1. Agora apartir de Janeiro quando eu for a praia e presenciar algum trafego de veículo,e se realmente essa Lei já esteja em vigor, ligo imediatamente para a polícia, não quero nem saber quem seja ou não, Lei é para todos, esperamos que todos procurem fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Para se ligar fazendo alguma denúncia precisamos do número do telefone, que este nº seja divulgado, para todos nós possamos fazer as denúncias.

    ResponderExcluir
  3. Deveria fiscalizar também dentro da cidade, onde alguns motoqueiros passam em altíssima velocidade, e tem muitos deles que chegam até empinar a mesma.

    ResponderExcluir