segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Médicos informam que câncer de Lula regrediu 75%; possibilidade de cirurgia está totalmente afastada

Por Emanuel Neri
Está aí uma ótima notícia divulgada hoje (12/12) pela equipe médica que cuida do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O tumor cancerígeno localizado na laringe de Lula foi reduzido em 75% de tamanho, depois do tratamento com quimioterapia a que o ex-presidente está sendo submetido. Com isso, fica totalmente descartada, segundo os médicos, a possibilidade de cirurgia para a retirada do tumor.
Lula recebeu esta boa notícia na manhã de hoje, ao chegar ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a terceira e última sessão de quimioterapia a que está sendo submetido para tratar do tumor. Os médicos ficaram muito otimistas com o resultado. O risco da cirurgia seria o de afetar as cordas vocais do ex-presidente, podendo criar sérias limitações em sua voz (na foto, Lula ao chegar na manhã de hoje ao hospital).
O câncer de Lula foi diagnosticado no último dia 29 de outubro, dois dias após o ex-presidente comemorar 66 anos de idade. Logo após a primeira sessão de quimioterapia, Lula se antecipou aos efeitos da medicação e raspou o cabelo e também a barba – uma de suas principais marcas desde os anos 70, quando iniciou suas atividades como sindicalista em São Bernardo do Campo (SP).
Segundo os médicos, Lula ficou muito feliz com o resultado dos exames que constataram a redução do tumor. A partir de janeiro, ele será submetido à segunda etapa do tratamento, que compreende a aplicação de radioterapia. Lula pernoita hoje no Hospital Sírio Libanês, para a aplicação da última sessão de quimioterapia. Trata-se apenas de uma medida preventiva para o caso de Lula sentir enjoos.
Com a recuperação de Lula, fica praticamente garantida sua participação no desfile da escola de Samba Gaviões da Fiel, cujo enredo conta a sua história, no Carnaval 2012. A Gaviões é escola do primeiro grupo do Carnaval paulistano, formada por parte da torcida do Corinthians, de quem Lula é  torcedor fanático. “Verás que um filho teu não foge à luta – Lula o retrato de uma Nação”, é o nome do enredo.
Veja, nos links abaixo, notícia do Portal UOL sobre a recuperação de Lula, bem como informações sobre o enredo (e o samba enredo) da Gaviões da Fiel, além de artigos anteriores deste blog sobre a doença do ex-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário