segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lançada idéia para campanha "Natal sem Carros na Praia", presente natalino para a população de Gostoso

Por Emanuel Neri

Natal sem Carros na Praia. Esta é uma campanha que pode ser realizada em São Miguel do Gostoso, no período natalino, segundo sugestão de Cacau Torrani, que tem casa na cidade. Cacau sugere que, a partir deste período, nossas praias fiquem livres definitivamente do trânsito na praia. Seria uma espécie de presente de Natal para a cidade.
Pela sugestão de Cacau, com apoio total do noBalacobaco, no lugar dos carros as praias seriam ocupadas por atividades recreativas e esportivas, como futebol, futevôley, caminhadas e, claro, kit e windsurfe. Além disso, as praias da cidade seriam ocupadas por banhistas, com seus filhos, sem medo de morrerem  atropeladas.
Cacau tem todas as credenciais para apadrinhar uma sugestão deste tipo. No último dia 2 de novembro, por pouco ela não foi atropelada por um bugue, que trafegava em altíssima velocidade, na praia do Cardeiro. Cacau conseguiu escapar, mas sua sacola, ao seu lado, foi destroçada pelas rodas do bugue, destruindo óculos, celular e outros objetos.
A proibição do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso é uma reivindicação antiga e tem o apoio unânime da população da cidade. Já houve vários riscos de atropelamento, principalmente de crianças que frenquentam as praias. Há duas semanas, a Câmara Municipal decidiu, por unanimidade, aprovar decreto proibindo este trânsito.
Ocorre que, para esta medida ser efetivamente implantada, ainda há alguns gargalos. Um deles é a liberação de um terreno, pela família Neri, para que a Prefeitura construa no local uma estrada para dar acesso à praia, fora do perímetro urbano da cidade. Com isso, todo o trânsito, que hoje trafega pela praia, seria desviado para as vias de tráfego internas da cidade.
No próximo dia 15, haverá importante reunião, em São Miguel do Gostoso, para discutir esta questão. Além da Câmara Municipal e Prefeitura, também estarão presentes o Patrimônio da União, Ministério Público e Idema, que cuida do meio ambiente no Estado. Seria importantíssimo que, nesta reunião, a família Neri já tivesse liberado o terreno para que a Prefeitura pudesse fazer a estrada.
Enquanto isso, fica a sugestão de Cacau Torrani para se fazer a campanha pelo Natal sem Carros na Praia. Seria importantíssimo que toda a comunidade – incluindo pousadas, restaurantes, escolas de kit e windsurf e o comércio em geral – participasse desta campanha, apoiando e fazendo faixas para pôr nas praias. Entidades e Ongs – como AEGostoso, Oásis, Amjus, Adesg e as Igrejas – também deveriam participar.
Está aí uma ótima oportunidade para os dois prováveis candidatos a prefeito de São Miguel do Gostoso – Fátima Dantas e Paulo Roberto  – mostrarem que estão ao lado da população. São Miguel do Gostoso espera o envolvimento de todos os setores da comunidade para ver suas praias definitivamente livres de veículos automotivos –também incluídos motos e quadriciclos  - e do risco permanente de atropelamentos e mortes.

9 comentários:

  1. Eu me pergunto. O que faz um carro na praia? Que prazer é esse se a praia é um lugar para se passear e colocar o pé na areia, fazer caminhada, deitar. É como estar em um parque perto da natureza. Derrepente aparece aquela máquina, muitas vezes possante que está fora de lugar e que nos tira a tranquilidade dando-nos a sensação de mêdo de sermos atingidos, barulho fora de lugar e sujeira na areia com pingos de óleo. Senhores motoristas! São Miguel do Gostoso tem lugar reservado para seus carros nas ruas aonde niguém deita para tomar sol nem deixamos nossos filhos no meio da rua à brincar. Respeitem nossas vidas e nossos lugares de lazer. Essa senhora Cacau nasceu de novo mas sua bolsa teve um destino triste. Não vamos deixar que com um acidente na praia ela passe a se chamar de Triste invés de Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer com essa Lei vigore mesmo, só depende das nossas autoridades principalmente, a nossa praia é uma das mais belas do nosso país, agora sendo usada por veículos deixa muito a desejar, acabando com nossa tranquilidade, e de nossos filhos se divertirem com segurança.

    ResponderExcluir
  3. Chegou a hora de ver se os NERIs iram se unir e liberação esse acesso.... tanto se fez a campanha... chegou a SR. Neri da sua ajuda... vamos ser se saiii..néee

    ResponderExcluir
  4. Vamos torcer para que tudo dê certo. Tenho certeza que os Neri se sensibilizaram com os habitantes de Gostoso nos cedendo importante que poderá no futuro salvar muitas vidas. Fé !

    ResponderExcluir
  5. Porque os Neris seu puxa saco é preciso que o povo de gostoso se unam para conseguir esse objetivo, mas não uma só família como se aqui só existisse os Neris deixa de ser babão respeita as demais famílias aí se tornaremos fortes.
    Povo unido jamais será vencido.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Emanoel chegou a hora de agir já que cobra tanto do poder publico municipal, como você mesmo falou só depende de sua família libera um pedacinho de terreno para construir a estrada, e a posto que não vai fazer falta pra vocês já que tanto. Faça alguma coisa por gostoso já que se mostra tão preocupado com a situação. Nós estamos de olhos bem abertos esperando ver se sua preocupação e com a população o com seu patrimônio particular. Os olhos estão bem aregaladoooooosssssss.

    ResponderExcluir
  7. adorei a ideia da campanha

    meu comercio e pequeno é apenas uma lan house mais
    estou desposta a ajudar participar e faço com prazer por que sou umas das inúmeras pessoas que sofre esse abuso quando vai a praia sou mãe de 3 filhos e final de semana muitas vezes fico a pensar vou ou não vou ai quando penso que não vou ter paz ai fico em casa mesmo e meus filho de cinco anos é o que mais sobre por falta de lazer Cláudia Menezes lan house altas horasa 9140-7279 obrigado

    ResponderExcluir
  8. TEM MUITO TEMPO QUE NÃO DEIXO MEUS FILHOS PEQUENOS IREM A PRAIA PORQUE TENHO MEDO DELES SEREM ATROPELADOS. QUANDO ISSO ACABAR AI VOU DEIXA.

    ResponderExcluir
  9. O que se ver muito agora na praia de Gostoso é carro trafegando parece até a BR 101, e essa cambada de caras sem vergonha consumindo drogas ao vivo e a cores, na presença de crianças e jovens da nossa cidade, que falta de respeito ao nosso povo, exigimos providências já.

    ResponderExcluir