quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Governo anuncia 100 mil bolsas de estudos para estudantes aprimorarem conhecimento no exterior

Por Emanuel Neri
Se você está terminando o segundo grau, ou se já estiver cursando ou terminado uma faculdade, pode se candidatar para disputar uma das 100 mil vagas de bolsas de estudo no exterior. A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem mais uma etapa do Programa Ciência sem Fronteiras, que tem como objeto patrocinar a formação educacional e profissional de estudantes brasileiros no exterior.
Das 100 mil vagas anunciadas por Dilma, 75 mil são financiadas pelo governo federal e as outras 25 mil por empresas como Petrobrás e Vale. Segundo Dilma, o programa corrige as diferenças sociais entre os estudantes e dá as mesmas oportunidades para jovens de todas as classes sociais. As áreas prioritárias para estas bolsas são engenharia, matemática, física, química e biologia.
Podem ser feitos cursos de graduação, pós-grduação, doutorado e pós-doutorado. No caso de estudantes de graduação, podem se inscrever alunos que obtiveram no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo menos 1500 estudantes, que se inscreveram na primeira fase do programa, lançado em julho, já estão embarcando em janeiro para cursos nos Estados Unidos.
As inscrições para estas bolsas de estudo no exterior podem ser feitas no Capes (Coordenação de Apaerfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do governo federal (veja abaixo link do Capes para ter mais informações e fazer inscrições)
A partir de agora, estão abertas oportunidades para bolsas no Reino Unido, Alemanha, França e Itália. Em fevereiro, estarão disponíveis bolsas para estudantes na Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, China, Coréia do Sul e Japão. Segundo o governo, a diferença destas bolsas e de anteriores é que, no programa atual, que é bem maior que os de antes, não mais serão privilegiados estudantes de classe média e alta. Todas as classes sociais terão direito às novas bolsas.
Nos links abaixo, o estudante interessado terá mais informações sobre o Programa Ciência sem Fronteiras, bem como sobre o processo de inscrições para obter estas bolsas. 

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/educacao/2011/12/governo-inicia-ciencia-sem-fronteiras-com-100-mil-bolsas-para-o-exterior

Um comentário:

  1. Pergunta-se qual o pobre que vai sair do Brasil para estudar nos Estados Unidos, mais uma vez, os beneficiados são os ricos

    ResponderExcluir