domingo, 11 de dezembro de 2011

Aumenta prestígio de Lula em São Paulo e seu apoio pode ser decisivo para a escolha do próximo prefeito

Por Emanuel Neri
O noBalacobaco já havia tratado da eleição de São Paulo, no último mês de outubro. Na época (veja abaixo), dizia que a eleição para a Prefeitura de São Paulo, no próximo ano, vai ser uma das mais interessantes do Brasil, por vários motivos. Um deles é o fato de São Paulo ser administrado pela aliança PSDB/DEM (ex-PFL) há quase oito anos. O outro seria o peso do ex-presidente nesta disputa (na foto, dona Marisa com Lula, já careca, devido a tratamento contra câncer).
Pois neste domingo (11/12), o jornal Folha de S. Paulo publicou a mais recente pesquisa do Datafolha sobre esta disputa. Dois dados desta pesquisa impressionam. O primeiro deles é o peso de Lula na disputa – pelo menos 48% dos eleitores paulistanos dizem que podem votar no candidato indicado pelo ex-presidente. O outro dado é a altíssima rejeição, de 35%, do ex-governador José Serra (PSDB).
Lula já escolheu seu candidato e do PT para disputar a Prefeitura paulistana. Trata-se do atual ministro da Educação, Fernando Haddad. Pelo menos 63% do eleitorado ainda desconhecem o candidato. Mas tudo indica que, quando Lula “colar” em Haddad, ele passe a subir nas pesquisas – e aí o candidato deve ter muitas chances de se eleger prefeito de São Paulo. Foi assim que ocorreu com Dilma Roussef.
Antes da escolha de Dilma, a então ministra de Lula era totalmente desconhecida do eleitorado. A exemplo de Haddad, nunca tinha disputado eleição. Começou a campanha e Dilma, “colada” a Lula, subiu nas pesquisas. Ganhou a eleição, contra o mesmo José Serra, com mais de 12 milhões de votos de diferença.  A maioria dos analistas acredita que vai acontecer a mesma coisa com Fernando Haddad.
Desde que o Datafola começou, em 2003, a medir a influência de Lula junto ao eleitorado da capital paulista, seu peso nunca foi tão grande. São Paulo sempre foi considerado um reduto da oposição a Lula – os tucanos também governam o Estado há mais de 20 anos. Mas agora Lula está fortíssimo e pode decidir a eleição. Entre a última pesquisa (setembro) e agora, a influência de Lula subiu oito pontos.
O que impressiona na mesma pesquisa é a altíssima rejeição de Serra – mais de um terço do eleitorado já decidiu não votar nele de jeito nenhum. Serra sempre ganhou eleições na capital paulista, onde também foi prefeito, antes de ser governador. Na última eleição presidencial, ganhou de Dilma no primeiro e segundo turno. Mas desgastou-se politicamente a partir de 2010, enquanto Lula só faz aumentar seu prestígio.
Se Lula e o PT ganharem a eleição para a Prefeitura paulistana em 2012, abre-se uma chance enorme de disputar o governo do Estado, em 2014, com chance de vitória.
Veja, no links abaixo, o resultado da pesquisa Datafolha, bem como artigo do noBalacobaco, de outubro, já tratando deste tema.


Um comentário:

  1. o prefeito de são miguel do gostoso a cha que é dono de gostoso e manda projeto de lei para câmara de vereadores que autoriza a prefeitura a comprar premiação do aluno nota 10 depois de uma semana da realização da prova achava ele que ainda eram todos pau mandados dele, projeto não aprovado. é claro que isso a cabo né prefeito bem feito quem manda ser ingrato com quem te ajudou a te colocar no poder, Marcio Neri alem de ser o segundo mais votado geral,foi o mais votado na sede,e ainda sempre o considerou como adversário depois de ter lutados juntos por dois mandatos, na primeira oportunidade mostrou sua cara perseguindo os vereadores Gilmar da baixinha e reneto de doquinha a firmando claramente tirar todos pertences deles ligado a prefeitura por que ia votar em Marcio Neri para presidente da câmara e ameaçando todos que ia na casa dele para ele não crescer politicamente eita carinha de anjo coração diabólico a gora tá tomando o troco,aqui se faz a qui se paga é assim mesmo Marcio Neri mostre que vc foi escolhido pelo povo e não por ele,e a gora junto de paulo roberto vc e renato vão ter mais força ainda a credite nisso e vamos a vitória...

    ResponderExcluir