segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Brasil já é um dos países que mais atraem capital externo para investimentos no setor produtivo

Por Emanuel Neri
Se ainda tem alguém que duvida do bom momento econômico do Brasil, o dado divulgado hoje sobre investimentos externos no país – em 2011 superou mais de 5% de todos os recursos aplicados por multinacionais em todo o mundo – é mais do que esclarecedor. O Brasil deve receber este ano 65 bilhões de dólares em investimento, 35 a mais que em 2010.
O investimento externo no Brasil não para de crescer. E este dinheiro destina-se a aplicações no chamado setor produtivo – ou seja, é investimento em fábricas, agricultura, comércio e serviços. Não é o chamado capital especulativo, aquele que entra em bolsas de valores ou outras formas de aplicação. Este tipo de investimento pode sair do país com a mesma velocidade com que entrou.
O Brasil é hoje um dos países que mais atraem capital externos para o setor produtivo. Projeções da consultoria inglesa Economist Intelligence Unit (EIU) informam que o poder de atração do Brasil sobre estes recursos cresceu 250% nos últimos cinco anos.
Entre os países emergentes, o Brasil só perde em investimento externo para a China, que recebeu 17% dos 1,2 trilhão de dólares investidos no exterior este ano.
E por que tanto interesse pelo Brasil? Para os analistas, um dos motivos da atração de tanto dinheiro é a expansão da classe média, nos últimos anos, no país. Este capital quer também aproveitar o poder de consumo deste novo segmento social que passou a ganhar mais devido ao processo de distribuição de renda no Brasil. Mas a crise na Europa e outros centros econômicos também faz o capital migrar para o Brasil.
A consolidação da democracia no Brasil e a existência de regras claras e seguras para este tipo de investimento são outros fatores que favorecem a atração de capital externo. Também os grandes eventos esportivos no país – Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e Olimpíada, em 2016 – atraem investimentos. Tudo isso é muito positivo para o Brasil porque, além de fortalecer e expandir a economia, cria empregos.
Veja, no link abaixo, reportagem da Folha de S. Paulo sobre este tipo de investimento no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário