quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Além de proibir trânsito na praia, Gostoso também criará trilhas para preservar desova de tartarugas

Por Emanuel Neri
A decisão de banir de uma vez por todas o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso também vai incluir a proteção de áreas de desova de tartarugas mesmo em áreas afastadas da cidade, onde o tráfego de veículos será permitido.  Na próxima segunda-feira (dia 19), será demarcada uma trilha para que se evite o trânsito em áreas nas quais as tartarugas costumam desovar.
Esta foi mais uma das decisões adotadas na audiência pública que reuniu ontem (15/12), em São Miguel do Gostoso, representantes do Patrimônio da União, do Idema, que é o órgão de defesa do meio ambiente do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Estado, além da Prefeitura local, Câmara Municipal, moradores e representantes do setor de turismo da cidade.
O trecho a ser demarcado incluirá todo o litoral de São Miguel do Gostoso, que vai até a Praia do Marco, no limite com o município de Pedra Grande. São mais de 20 quilômetros de orla. Além das tartarugas, a demarcação também terá cuidado com a preservação de outras espécies da flora e da fauna local. Segundo o Idema e o Patrimônio da União, Gostoso será pioneiro e servirá de modelo na preservação das tartarugas e de seu meio ambiente. 
A Câmara Municipal e o prefeito Miguel Teixeira apoiam firmemente a proibição do trânsito e a preservação das tartarugas (na foto, filhotes de tartarugas se dirigem ao mar, depois de nascerrem). Para que o trânsito possa ser desviado da orla urbana, a família Neri anunciou, durante a audiência pública, a doação de terreno – de 10mts de largura por 500mts de cumprimento – por onde será feito o acesso.
Mas um dos símbolos da campanha pela proibição do trânsito na praia, pela preservação da natureza e das tartarugas que desovam na região chama-se Fátima Neri. Ha de quinze anos, quando ninguém ainda falava de proibir o trânsito na orla urbana, Fátima erguia barricadas na beira da praia para que os veículos não trafegassem por ali.
Fátima, ou "Fafá", como é mais conhecida, foi incompreendida pelos motoristas de bugues e automóveis, muitas vezes foi alvo de xingamentos, mas ela continuou, firme, com sua bela campanha. Finalmente, venceu. Seu sonho cresceu e, aos poucos, se transformou numa bandeira de toda a população de São Miguel do Gostoso, que temia ser atropelada, junto  com seus filhos, quando estivessem na praia.
Na audiência de ontem, o prefeito Miguel Teixeira anunciou que procurará o comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para que reforce o policiamento  na cidade, para orientar e punir os motoristas que, mesmo com a proibição, insistam em trafegar na orla urbana da cidade. Prefeitura e pousadas também colocarão faixas e cartazes na praia, pedindo para que não se trafegue por ali.
A Prefeitura também anunciou que fechará todos os pontos da cidade que dão acesso à praia. Acredita-se que até o início do ano já esteja definitivamente proibido o trânsito na praia. Dia 7 de janeiro haverá grande mobilização na cidade para conscientizar a população para que ela também fiscalize e denuncie a presença de qualquer tipo de veículo – automóveis, bugues, motos e quadriciclos – na praia.
O noBalacobaco fez intensa campanha para que a proibição do trânsito na praia fosse aprovada e recebeu apoio integral da população de São Miguel do Gostoso. Veja, abaixo, links de outros artigos deste blog sobre este tema:

18 comentários:

  1. Parabéns São Miguel do Gostoso. Praia é lugar de gente e dessas lindas tartaruguinhas. Carro nunca mais !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala-se muito do transito na praia, que realmente precisa-se ser proibido, outra coisa que deixa muito a desejar é o transito na segunda feira na Av. dos Arrecifes, são vários carros grandes tipo ônibus estacionados em lugares indevidos causando congestionamento e até mesmos empedidos de trafegar como aconteceu com o ônibus da empresa cabral que quando chegou nas proximidades do Colégio Zuza Tôrres, teve que voltar, causando assim transtornos a viajantes que moram em diversas ruas desta cidade, pedimos que o Sr. Prefeito tome as providências no sentido de viabilizar esse trecho que se encontra impossibilitado durante todas as segundas feiras de transitar.

    ResponderExcluir
  3. Me lembro que antigamente eu ia à prai no final da tarde pegar (Grossá ou Marinha farinha)uma espécie de carangueijo branco que tinhamos muito aqui em nossa praia... hoje em dia, com o transito de carros e motos na praia, o que eu via muito eram esses mesmos bichinhos mortos, esmagados e sumindo a cada dia... Espero que agora eu ainda possa velos e que eles, os carangueijos possam ter um pouco de paz com esse sinal verde...

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuna estas providências no sentido de disciplinar o trânsito na orla de São Miguel do Gostoso, sabemos que as mudanças de práticas causam reações contrárias. Para o recalcitrantes, primeiro orientações e na hipótese de continuarem achando-se acima da lei que lhes sejam aplicadas as penalidades cabíveis. Por oportuno, aproveito o ensejo para sugerir a quem de direito a mudança da feira livre das segundas-feiras para um outro local. Acho que um bom lugar seria a Rua Das Ostras também conhecida por Rua da Creche. Outra sugestão é no sentido de que as barracas sejam padronizadas com suas coberturas em cores de conformidade com as mercadorias expostas à venda.Assim ficaríamos melhor na foto visto que as condições de higiene e apresentação geral da atual feira deixa muito a desejar.A saúde pública e a beleza visual agradecem penhoradamente. Com a palavra o Sr. Prefeito e seus prepostos. OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  5. Estou muito satisfeito com essa notícia, agora, iremos ver os nossos filhos brincarem na praia na maior tranquilidade, e também, os nativos bichinhos citados no comentário acima, que, possam sobreviverem como antigamente, que se via muitos e hoje praticamente são raros que sobreviveram.
    Ribeiro.

    ResponderExcluir
  6. MAIS UMA VEZ PARABÉNS Á SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, POR MAIS UM AGRANDE CONQUISTA...
    ESSA NOVA LEI, VAI NOS TRAZER MAIS SOSSEGO NA PRAIA. ESPERO QUE A POPULAÇÃO COMPREENDA, E AJUDE!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a noticia e estou muito feliz que tenhamos chegada a tal atitude.Isto mostra que populaçao e prefeitura estao unidos para o bem comum. Espero que nestas ferias de Natal todos possam desfrutar deste maravilhoso patrimonio comum ,que è a praia, em total segurança . Mas para isso precisamo nuito da ajuda das autoridades e da propria populaçao.Seria importante que a proibiçao fosse atuada agora e nao ficasse para dia 7 de janeiro porque a populaçao precisa de sossego principalmente agora quando a cidade vai ficar cheio de turistas.De qualquer maniera Sao Miguel do Gostoso mais uma vez esta de parabens.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela campanha!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei a ideia da proibiçao de veículos nas praias de São Miguel do Gostoso.
    Valorizando a liberdade de banhistas (Crianças,adultos e idosos).
    E ressaltando a importância de não haver tráfico de veículos nas praias em função desse espetáculo da natureza "As tartarugas marinhas".
    Sou professora na escola Municipal Cel. Zuza Torres e finalizei a algumas semanas...Um projeto sobre as tartarugas marinhas.E um dos nossos objetivos era Educar,conscientizar e preservar esse animal tão indefeso que corre sérios riscos de extinção.
    Pois a lista de ameaças que rondam a vida das tartarugas são interminaveis e por várias vezes discutimos sobre esse assunto.Sabemos que entre milhares de tartaruguinhas 1 ou 2 apenas chegam a vida adulta...O restante morrem vitimas dessa lista de ameaças.
    E O tráfico de veiculos,também faz parte dessa lista de ameaças tanto as tartaruguinhas(Que saem do ninho em direção ao mar),quanto a tartaruga adulta (Que vem desovar).
    Considerando que já estamos no periodo de desova e é necessario que todos nós sejamos fiscalizadores deste ato tão simples do ser humano que muitas vezes interrompe o ciclo de vida desse animal .Prejudicando a nossa vida e a de outros seres vivos.
    Outra ameça são as Luzes Artificias nas praias e deve ser considerada em pontos de desovas.
    Parabéns pelos que aponham essa campanha!!!
    Clarice Teixeira

    ResponderExcluir
  10. Quem irá demarcar essa trilha....???
    Deve se ter o acompanhamento de Seu Anselmo...(Senhor dos Morros)ou do grupo da Ong Numar.Pois só eles é quem sabem onde existe maiores indices de desovas nas praias de São Miguel.
    Fiquem atento a isso!!!

    ResponderExcluir
  11. Atenção quridos Pais. de São Miguel Do Gostoso,por favor não deixe os seus filhos ir para a Praia sozinhos.A lei que proibe os carros trnsitarem na praia de Gostoso, É uma grande mentira, A Praia continua com grande transito de carros e motos e criânças pilotando Quadriciculo.pessoas que trabalha na Prefeitura,desfazem da lei.a propia Familia do Prefeito está andando de carro na Praia...

    ResponderExcluir
  12. gente a lei so vale a partir de janeiro...

    ResponderExcluir
  13. compra um buggy e vai pra praia tambem andar com o pessoal da prefeitura ta com inveja é?

    ResponderExcluir
  14. um turista.preocupado...19 de dezembro de 2011 às 13:00

    Queridos Turistas.muinto cuidado a grande maioria dos bugueiros de São Miguel Do Gostoso,não tenhe autorização para pilotar.Imagine se um Buggy deste da um problema, quem vai prestá socorro,vamos lutar para regularizar os BUGUEIROS;atemção Prefeito,Veriadores,Secretario de Turismo...

    ResponderExcluir
  15. Não são só os bugueiros que estão irregulares não, os transportes da Educação, cito os ônibus do nosso Município não tem as mínimas condições de transportar alunos, são todos com as documentações atrasadas e os mesmo não oferecem conforto nenhum aos alunos, que só são locados a Prefeitura por que a maioria dos proprietários são vereadores.

    ResponderExcluir
  16. OLA! GOSTARIA DE ESCLARECER ALGUMAS INFORMAÇÕES.

    SABE-SE QUE A MAIORIA DOS BUGUEIROS Ñ TEM AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR, MAS ISSO Ñ QUER DIZER QUE ELES SÃO IRRESPONSÁVEIS.

    ATE ONDE SEI ELES TRABALHAM EM PARCERIA E SE UM BUGGY QUEBRAR COM CERTEZA ELES JAMIS VÃO DEIXAR SEUS CLIENTES NA MÃO.

    E SÓ PARA CONCLUIR QUERO INFORMAR QUE ELES JÁ ESTÃO BUSCANDO SE REGULARIZAR JUNTO A SECRETARIA DE TURISMO DE NATAL..

    ResponderExcluir
  17. qual orgão faço denuncia de carros em praias ( beira mar )?

    alex

    ResponderExcluir
  18. Emanuel Neri responde: Alex, a proibição do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso começa, prá valer, a partir do dia 7 de janeiro (próximo sábado), quando haverá uma grande mobilização na cidade para que os motoristas não trafeguem mais pelas nossas praias (área urbana). É importante que cada morador de São Miguel do Gostoso seja um fiscal desta proibição, denunciando os motoristas (de carros, bugues, motos e quadricilos) que insistirem em dirigir nas praias, causando altíssimo risco de atropelamentos a banhisras e pessoas que frequentam a orla. Você pode advertir os motoristas, fotografar seus veículos e ligar para a polícia local, denunciando a presença de tráfego nas praias. Telefone da polícia: 084-91907020. A partir do dia 7/1, uma equipe da polícia também estará na praia fiscalizando o cumprimento da proibição do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Você pdoe também escrever nos "comentários" deste blog, informando placas de veículos (se puder, também o nome do proprietário do veículo) que insistirem em desrespeitar a proibição. Se todos fiscalizarem as praias, teremos condições, junto com os órgãos públicos (Prefeitura, Câmara Municipal e Polícia) a acabar, de uma vez por todas, com este enorme problema que é o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir