quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sinal de celular da Oi chega a São Miguel do Gostoso; é a terceira operadora de telefonia móvel na cidade



Por Emanuel Neri

Não faz muito tempo, São Miguel do Gostoso não tinha sinal de celular. Quem quisesse telefonar pelo celular, tinha que usar antenas especiais ou subir nas dunas da cidade, para ver se captava algum sinal da telefonia móvel. Hoje a história mudou. Vivo e Claro já estão na cidade. Agora está chegando o sinal da Oi. Falta a TIM, que dizem estar a caminho.
O sinal da Oi chegou à cidade esta semana. A operadora compartilha a mesma antena utilizada pela Claro. Há informações de que, até o final do ano, a TIM também estará por aqui. Bom para o consumidor. Quanto mais concorrência, melhores ofertas e preços mais baixos para os clientes. Isso também pode trazer banda larga de melhor qualidade.
Até agora, apenas a Vivo oferece telefonia celular 3G (Terceira Geração). Mas a tendência são as outras operadoras seguirem o mesmo caminho. Com o sinal 3G, o cliente pode ter banda larga de razoável qualidade. Basta adquirir equipamento, que é adaptado a laptops e outros tipos de computadores, para navegar com maior velocidade na internet.
A chegada de novas operadoras de celular é sinal de desenvolvimento da cidade. Como não se trata de um serviço universalizado – no qual o governo obriga atendimento à população -, as operadoras móveis procuram se instalar em região que tenha mais demanda e utilização de celular, ou seja, mais lucro. Só a Claro tinha obrigação, da Anatel, de se instalar na cidade. As outras operadoras vieram em seguida.
Foi o turismo quem trouxe o desenvolvimento para São Miguel do Gostoso. Agora a energia eólica dá novo impulso a este desenvolvimento. A falta de celulares já gerou protesto bem humorado na cidade. “Aqui não tem celular. Nem Tim nem Tchum, Nem Oi nem Ui, nem Claro nem Escuro, nem Vivo nem Morto”, dizia placa (foto acima) criada pela Pousada dos Ponteiros, uma das mais tradicionais da cidade.
Esta placa, colocada em diversos pontos da cidade, foi fartamente fotografada e ganhou visibilidade em todo o Brasil, como no programa do Jô Soares (TV Globo). A própria Anatel – que é o órgão regulador de telefonia – usava fotos desta placa para criticar operadoras de celular que não queriam investir em cidades de baixa demanda e poucos lucros. Hoje a placa também ilustra camisetas, vendidas em São Miguel do Gostoso.
A mesma placa é usada hoje em outras cidades, muito menos desenvolvidas do que São Miguel do Gostoso. Nelas, os celulares ainda não chegaram. Este é um exemplo de como uma crítica bem humorada pode trazer resultados. Mas, para que as celulares chegassem, foi fundamental o desenvolvimento da cidade, principalmente com o  turismo.





4 comentários:

  1. QUE BOM PARA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. ESTOU FELIZ, POIS ASSIM QUE VIM MORAR NA CIDADE, ERA UM VERDADEIRO CAOS SEM CELULAR. PARABÉNS SR. EMANUEL NERI PELAS INFORMAÇÕES QUE NOS SÃO REPASSADAS. MARA...

    ResponderExcluir
  2. ... e ainda, no comerial da Tim, o sllogan é: VIVER SEM FRONTEIRAS.

    Pois bem, ao chegar em São Miguel do Gostso, podemos dizer: ACABARAM AS FRONTEIRAS!!

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO OI MAS ELE NÃO PEGA EM GOSTOSO, TEM ALGUMA COISA ERRADA COM ESSA INFORMAÇÃO, ACHO QUE AINDA ESTÁ EM PERIODO DE TEXTE, SEI QUE ALGUNS CELULARES COM OI PEGAM, TEM ALGUMA COISA PRA AGEITAR EU ACHO.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Pega internet da Tim em São Miguel do Gostoso?

    ResponderExcluir