quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projeto para a Lagoa do Cardeiro pode ser marco urbanístico importante para o futuro da cidade

Por Emanuel Neri

No próximo sábado, dia 12, São Miguel do Gostoso poderá dar um passo importante para um projeto que pode virar um marco de excelência para o futuro da cidade. Trata-se do projeto urbanístico e paisagístico para o entorno da Lagoa do Cardeiro (foto à esquerda), um dos cartões postais mais bonitos de São Miguel do Gostoso.
O arquiteto e urbanista Haroldo Maranhão, junto com outros especialistas, estarão na cidade para discutir, junto com a comunidade, um projeto que deixe a Lagoa do Cardeiro ainda mais agradável, útil e bonita. A idéia é fazer uma espécie de via para pedestres e área de convivência em uma das laterais da lagoa (a que dar para o lado da cidade).
Esta área de convivência contaria também com projeto paisagístico, com plantação de novas árvores, além de limpeza e escavação da lagoa para que ela permaneça sempre cheia, mesmo quando o ano for de pouca chuva. Também será feito um sangradouro para que, na época de cheia, desague para o mar apenas a água necessária para baixar o nível da lagoa.
A área da lagoa que será urbanizada é a lateral da margem direita de quem está na praia do Cardeiro. A área vai até o cruzamento com a estrada que leva para a Praia do Santo Cristo, com 1.100 metros de extensão. Ali também serão implantados bancos, para quem quiser apreciar a lagoa e o mar, bem como uma ciclovia. São 2.100 metros de via, ida e volta.
A urbanização da Lagoa do Cardeiro é também uma forma de preservar da lagoa de projetos imobiliários que surgem na região. O Idema e a Secretaria do Patrimônio da União serão chamados para ajudar no projeto. O estudo deste projeto é uma iniciativa de uma das candidaturas à Prefeitura da cidade, a de Fátima Dantas (PMDB).
Esta é uma ótima notícia para a cidade. É importante que a outra candidatura já posta para a Prefeitura, a de Paulo Roberto (DEM), também comece a pensar em projetos para embelezar e ampliar a área de convivência da cidade. Se todos os candidatos à Prefeitura fizerem isso, com certeza São Miguel do Gostoso terá um futuro muito melhor.
Haroldo Maranhão é uma referência na arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Norte. Veja, no link abaixo, seu site, com seu perfil e seus melhores projetos:



12 comentários:

  1. Olha só que noticia maravilhosa bom saber que SÃO MIGUEL DO GOSTOSO está crescendo com vários projetos e com um tão espetacular como esse da lagoa do cardeiro isso faz com que tenhamos mais orgulho das pessoas que por aqui passa e deixa sua marca(marca boa)e que estão se importando com nossas belezas naturais agora cabe aos cidadãos a consciência de continuar preservando nosso meio ambiente para mais tarde não sofrermos com as consequências fico muito feliz mesmo, e espero que tudo que entre em nossa cidade seja para transformar São Miguel ainda Mais Gostoso

    JULIA NERI

    ResponderExcluir
  2. Ha coisas mas importante a ser feita em sao miguel do que disperdicar uma verba grande em um projeto como este. A av dos arrecife por exemplo precisa de mas cuidados do que a logoa, um hospital adecuado com MEDICOS QUALIFICADOS,melhores escolas
    com professores QUALIFICADOS.O turista vem aqui porque e tudo muito simples, ele nao quer via em beira de lagoas, isso nao vai melhorar a
    situacao de sao miguel querendo dizer do nativo.Tem coisas mas importante a levar em concideracao. nao sou a favor de um projeto que so vai beneficiar uma certa classe de pessoas.
    Deicha o indio, deiche o lago fluir, deiche a floresta verde, deiche sao miguel quieto.
    Obrigado.
    Rick Rio.
    Amsterdam.

    ResponderExcluir
  3. Rick, fique na sua, caia na real, vamos discutir os pontos, primeiro este voluntário esta vindo para colaborarok,não si lembra que umas semanas atras houve um simbolico abraço da lagoa, e quem abraçou a lagoa são nativos, nativos são aqules que querem o bem de são miguel, isso si chama sustentabilidade, ok. Rick Rio ou não sei o quesi não contribui fique na sua. Um grande abraço, mas contribua.

    ResponderExcluir
  4. Em são Miguel do Gostoso não adianta discutir nunca nada está bom pra ninguém é lamentável dizer e saber que as pessoas são assim.

    ResponderExcluir
  5. E VAI TER ATÉ TELEFÉRICO E PEDALIM, UM LUXO! O ANÔNIMO

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito da ideia de cuidar da lagoa e fico feliz que tem pessoas se reunindo pra trabalha neste projeto.
    Espero que parallelamente tem outras pessoas importantes que enxergam a imensa necessidade de melhorar a situacao do posto de saude, do ensino, da limpeza da cidade/praias e a questao dos fogos que ainda estao sendo feitos em Sao Miguel pra queimar diversas coisas.
    Eu nao me conformo como ainda em Sao Miguel nao tem o soro ante mordidas de cobras pois esta uma realidade asustador. Nosso jardim é bem cuidado e mesmo assim pegamos uns 10 cobras perigosas desde agosto. Tem muitas coisas modernas que chegaram aqui mas em respeito o ensino, saúde e limpeza estamos uns 50 anos atrasados.....

    Mas um projeto nao exclui os outros.
    Felicia Crimella

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber mais detalhes sobre o projeto Emanuel. Confesso que me assusta um pouco.Acho que a maior maneira de proteger a lagoa è preserva-la e nao mexer nela.Para isso a prefeitura deveria FISCALIZAR e PUNIR os abusos e a preservaçao estaria feita .Mas me parece que se trata mais de querer embeleza-la e torna-la acessivel a todos ,nao è mesmo ? Se fosse construida uma pista de madeira sobre palafitas seria o ideal.Mas a manutençao è muito cara. Jà a cimentificaçao das margens eu acho completamente ante ecologico e sou contra.Outra questao que eu levanto è: è possivel construir nas APPs ( areas de proteçao permanente) pois as margens de rios e lagoas sao consideradas APP.Que eu saiba è proibido .Por outro lado acho que Gostoso precisa URGENTEMENTE de outras coisas na area da saude , segurança,perigo de carros e assaltos na praia, saneamento basico,proporcionar calçada para pedestres.Eu embelezaria a cidade e ajudaria as pessoas e depois me preocuparia com a lagoa.Eu moro na frente dela e vejo , com prazer , que ela è muito usada pelos nativos, pelos turistas,pelos pescadores...assim como ela è.Estou abertissima para escutar e discutir o projeto.

    ResponderExcluir
  8. emanuel você sempre com seus projeto ridiculo quer fazer como sua familia fez não deixando mais alagoa passar, com seus preidio construido sobre ela faça uma materia falando disto que muitos como você chegam e querem se a possar de gostoso,por isso gente reflitam nisso tudo muito mascarado

    ResponderExcluir
  9. quero dizer que faço das palavras de rik e principalmente das de felícia as minhas palavras. precisamos de saúde e educação tenho filhos e penso bastante nessa questão de não ter o soro aqui na unidade de saúde de são miguel do gostoso
    tudo é importante mais perder filhos... olhe o que aconteceu por calsa desse bendito soro Claudinha Menezes

    Um fato lamentável ocorreu na tarde desta quarta-feira na cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte. Um menino foi picado por uma serpente conduzido as pressas para o Hospital Municipal de Touros para receber socorro. Chegando lá, constatou-se que não havia uma única ampola do soro antiofídico.
    Segundo o colunista Lindó da Folha do Mato Grande, aplicaram uma injeção para alergia, mas de nada adiantou. O menino vomitando muito e tendo convulsões chegou a ser encaminhado para o Hospital Giselda Trigueiro em Natal, mas já era tarde e o menor foi a óbito. A família se encontra em estado de choque.
    Por Assis Silva obg tenham todos uma boa tarde

    ResponderExcluir
  10. Sou do entendimento de que projetos polêmicos como estes, sejam submetidos ao crivo popular através de audiências públicas nas quais a população possa decidir sobre as prioridade das obras a ela destinadas. Um bom canal decisório seria o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO do qual sou ardente defensor. Que tal a sugestão? OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  11. Acho muito importante estarmos presentes no dia da discussão do projeto...(Já foi?) para entender a proposta (que particularmente acho pouco acorde com o "sossego" da pria e com a proposta de uma cidade que se pretende charmosa e natural...algo que está um pouco longe de acontecer) e poder expôr também as deficiências que temos na cidade...Acho interessante saber que tem dinheiro para ser investido na cidade, pois isso implica que poderemos ter um chamado para o saneamento básico e, muito importante dentro destes projetos urbanísticos é, olharmos para o calçamento da rua principal por onde nós, pedestres, caminhamos expostos às altas velocidades...Muito interessante sim falarmos de projetos urbanísticos pois a cidade precisa ser olhada primeiro!!! Além do que a questão ambiental prima..

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela lagoa e vamos agora estender os projetos de desenvolvimento convidado um grande médico, um grande engenheiro de obras, um grande administrador de empresa e um grande mestre na área de educação, pois o municipio é muito atrasado. - A tal ponto que cópia do império romano a antiga forma de agradar a população: Pão e circo.

    ResponderExcluir