terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto da Caern para São Miguel do Gostoso prevê água da adutora do Boqueirão e sanemento básico

Por Emanuel Neri

A Caern confirmou para o noBalacobaco que o processo licitatório para o abastecimento de água em São Miguel do Gostoso (RN) está em fase de conclusão. Têm três informações importantes na informação da Caern para este blog:
1)A elaboração do projeto para abastecer São Miguel do Gostoso, com gastos previstos em R$ 500 mil (estes gastos não incluem a obra), tem como objetivo trazer a água da adutora do Boqueirão, que fica no município de Touros.
2)Além do abastecimento de água, o projeto também prevê o esgotamento sanitário – ou seja, saneamento básico – para São Miguel do Gostoso.
3)O projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário será financiado pelo Ministério do Turismo pelo fato de São Miguel do Gostoso ser um importante centro turístico do Nordeste.
Esta notícia é ótima para São Miguel do Gostoso, que enfrenta problemas seríssimos tanto como o abastecimento de água como com a questão do saneamento básico. O lençol freático da cidade tem baixo fluxo e, além disso, tem presença de minerais, o que deixa a água salobra. O que caracteriza a água salobra é a presença de mais sais dissolvidos do que água doce. Este tipo de água também é chamada de “pesada”, “grossa” e até “salgada”.
A ausência do saneamento básico também afeta o abastecimento da cidade. Como não há esgotamento sanitário, todos os dejetos em São Miguel do Gostoso são lançados em fossas sépticas, o que prejudica a qualidade da água no lençol freático, principalmente a dos poços próximos a áreas mais densamente povoadas. Mas o problema que afeta mais a população é a irregularidade no abastecimento de água.
A Prefeitura tem feito esforços para resolver este problema, mas tem encontrado grandes dificuldades com a escassez e a qualidade da água. O abastecimento de água da cidade é administrado pela empresa municipal SAAE. Com o projeto da Caern, esta própria empresa – que administra a água e saneamento em Natal e em parte dos municípios potiguares – vai também administrar o abastecimento de água de São Miguel do Gostoso.
Agora cabe à Prefeitura desenvolver esforços junto ao governo estadual – a quem a Caern está subordinada - e ao governo federal, que decide sobre o orçamento do Ministério do Turismo, para que esta verba seja liberada rapidamente e o projeto seja realizado. Só assim São Miguel do Gostoso ficará livre dos seríssimos problemas de abastecimento de água e saneamento básico.
O noBalacobaco tem feito intensa campanha para que seus leitores reivindiquem do governo do Estado e da Caern o fim dos problemas com abastecimento de água em São Miguel do Gostoso. Veja, nos links abaixo, posts deste blog sobre este tema:

6 comentários:

  1. Saneamento basico e agua de qualidade,fundamentais para a população e o turismo de São Miguel do Gostoso. Que venha o quanto antes. Saudações. Fernando Boi - Área Talismã

    ResponderExcluir
  2. Otima Noticia, realmente a agua de gostoso [e mto pesada(salobra).

    vamos esperar para ver quando que esse saneamento + agua da lagoa do boqueirao.

    ResponderExcluir
  3. Vamos fazer corrente e nos unir para que a água e o saneamento básico chegue a Gostoso o mais breve possível. Estamos vivendo do turismo e isso vai ser um grande avanço para todos nós. Turista quer limpeza e organização. Vamos servir de cidade modelo para o RN.

    ResponderExcluir
  4. Água mais barata para todos nós Gostosenses, ká,ká,ká,ká, eita Prefeitinho bom danado é só trabalho e compromisso.

    ResponderExcluir
  5. Bombril compromisso nunca teve e trabalho que até hoje nimguém nunca viu.
    Moisés

    ResponderExcluir