sábado, 12 de novembro de 2011

Pribição do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso; problema grave que a Prefeitura esqueceu

Por Emanuel Neri

Aqui neste blog se fala sempre de fatos positivos e negativos que ocorrem em São Miguel do Gostoso. É excelente o estudo para transformar a Lagoa do Cardeiro em área de convivência, embora não se possa desprezar problemas crônicos da cidade, como saúde, educação, segurança e  abastecimento de água, todos graves.
Mas há um problema gravíssimo que não deve ser deixado de fora da pauta de discussões dos grandes temas da cidade. Trata-se da proibição do trânsito de veículos automotivos na orla urbana de São Miguel do Gostoso. A Prefeitura já prometeu que faria dois desvios para que o trânsito saísse da orla. Isso evitaria possíveis atropelamentos de frequentadores da orla, especialmente crianças (na foto, jipes em dunas próximas da cidade).
Um destes desvios ficaria no início da praia do Santo Cristo, ao sul; o segundo desvio, seria na estrada entre a cidade e o distrito do Reduto, ao norte. Com isso, todo o trânsito –de motos, bugues e outros tipos de veículos com tração – sairiam da praia para escoar pela vias de fluxo de trânsito da cidade. Neste caso, o trânsito só seria permitido em áreas fora da área urbana.
Isso seria também muito positivo para o comércio local, que venderia bem mais para turistas e visitantes que cruzam São Miguel do Gostoso. Muitos deles sequer conhecem a cidade. Com os desvios, estes veículos pararariam em supermercados, padarias, farmácia e bares, para comer que seus passageiros pudesem beber, comer ou comprar outros tipos de produtos. Praticamente, toda a comunidade de São Miguel do Gostoso – excluindo-se, claro, os radicais de sempre - aprova esta iniciativa. Faltam só vontade e decisão política para que se afaste este risco.
Uma família do município anunciou a doação de uma faixa de terreno, em uma fazenda na estrada para Reduto, para que o acesso do lado norte pudesse ser feito por alí. Ocorre que, depois de várias promessas da Prefeitura, o tema caiu totalmente no esquecimento. Não se sabe onde está o engasgo.
Este engasgo é gravíssimo porque a temporada de verão se aproxima, quando aumenta consideravelmente o número de frequentadores da praia e, ao mesmo tempo, o de veículos automotivos na orla. Estamos diante de um risco altíssimo de haver algum tipo de acidente grave nas nossas praias. Sabe-se de várias ocorrências que deixaram aterrorizadas muitas pessoas que moram ou nos vistam.
No último dia 2 de novembro, Dia de Finados, por pouco não aconteceu uma tragédia na Praia do Cardeiro. Cacau Torrani, que tem casa na cidade, estava tomando sol, tranquila, quando um bugue, em alta velocidade, passou a poucos centímetros do seu corpo. O susto de Cacau foi enorme, mas felizmente nao aconteceu nada com ela. Mas o bugue destroçou totalmente sua sacola, que estava ao seu lado. Não sobrou nada na sacola: celular, óculos, filtro solar, outros pertences, tudo foi estraçalhado sob as rodas do bugue.
O motorista disse a Cacau que não a tinha visto antes. Olhem o tamanho do perigo –ela poderia ter se acidentado gravemente. Cacau tomou a medida certa. Além de repreender duramente o motorsita, prestou queixa tanto na Prefeitura como na Delegacia de Polícia. O que a Prefeitura está esperando para providenciar o desvio deste maluco trânsito que passa pela orla da cidade? O pior é que, alguns destes motoristas, muitas vezes dirigem embriagados. Perigo dobrado.
Quase ninguém da cidade ou visitante consegue ficar tranquilo em dias movimentados, especialmente em feriados prolongados e época de férias. A Prefeitura precisa saber que, se acontecer algum tipo de acidente grave com alguém, na praia, ela será responsabilizada judicialmente pela ocorrência. O prefeito Miguel Teixeira tem uma oportunidade de ouro para dar um grande passo qualitativo em sua administração. Basta que crie meios para proibir e banir definitivamente o perigosíssimo trânsito na orla de São Miguel do Gostoso.
A exemplo do que já fizemos aqui nas campanhas contra os buracos da RN-225 e pela falta de água, enviando mensagens ao governo estadual, vamos agora enviar, respeitosamente e sem agressividade, mensagens à Prefeitura e ao prefeito Miguel Teixeira. Vamos pedir a imediata probição do trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso. Envie mensagens para este email: prefgostoso@ig.com.br. Você pode se manifestar também via os "comentários" deste blog. Dê sua opinião sobre esta questão, que o noBalacobaco considera gravíssima. Mas, por favor, esta é uma campanha muito séria - por isso, ponham seus nomes nos "comentários"
 




9 comentários:

  1. Andreza moro na avenida dos Arrecifes
    Emanoel essa matéria que você escreveu para minha pessoa que sou mãe é uma das mais importante porque se trata de vidas eu tenho 3 filhos as vezes tou muito cansada dentro de casa os meninos me dando trabalho então levo os na praia. é pior la eu fico o tempo todo tença, é quadriciclo de um lado moto com o cano arrombado não sei se a palavra certa creio que não mais algums rapazes tirão o miolo do cano para que o cano da moto faça uma soada ororosa que assusta ainda mais parece que o mundo ta se acabando é muito triste queria que deus tocasse no coração de miguel Teixeira para que o mesmo tome logo uma atitude não deixe que aconteça o pior para se tomar uma atitude. lembro muito bem que fafa sua irmã sempre Quiz que fizesse esses desvios ela sempre cobrava isso de joão Wilson chegavam as vezes a discutir sobre o assunto e olhe que na quela época não era tão frequente assim mais isso não importa se joão não fez mais o problema continua e com muito mais frequência e ta mais do que na hora se fazer obg Andreza

    ResponderExcluir
  2. boa noite eu sou mãe e o que a mãe falou ai é verdade é complicado ficar na praia eu vejo a hora meu filho se atropelado meu coração fica pulando uma aflição estante em estante passa carro moto os garotos as vezes jogando bola na beira da praia para estante em estante quando vem moto é sem palavras só quem sabe é quem tem filhos claro que os adultos também tão surgeito mais criança corre mais riscos

    ResponderExcluir
  3. Se faixa de areia é lugar de carro então que se faça uma via asfaltada na areia mesmo. Assim ficaremos com nossos filhos fora da suposta rua. Essa senhora Cacau está viva por um milagre. Será que precisamos de milagres para que nossos filhos não morram atropelados? Sem esquecer que os carros derramam óleo que polui a natureza. Que vergonha ! São Miguel do Gostoso 'lugar de praias paradisíacas e perigosas' Salvem nossas crianças!!!!

    ResponderExcluir
  4. E'isso aì....vamos là, nòs mulheres e maes,temos que defender a vida e colocar nossos filhos e amigos em segurança.Organizem abaixo assinados, passeatas...O interesse de poucos NAO deve passar sobre os interesses do povo. A praia è para o povo.Vamos lutar ! Hoje em dia ir para a praia em Sao Miguel do Gostoso è perigoso.Votem somente em quem prometer e assinar que vai tirar os carros da praia.Façam um pouco de escandalo.Vamos nos unir ?

    ResponderExcluir
  5. eu vou porque não quero perder meu filho e nem quero morrer também não posso deixar de ir a praia

    ResponderExcluir
  6. eu falei eu vou fazer passeatas o que forem fazer conte com migo Andreza

    ResponderExcluir
  7. Andreza, eu nao estou aì agora, voltei pra Italia onde moro com a minha familia. Voce nao conseguiria organizar alguma coisa ? Eu nao vou estar aì no final do ano mas acho que pra voces serà um inferno.Poe a boca no trombone.Reuna mulher, maes co panelas na mao fazendo barulho e và atè a prefeitura encher o saco do prefeito.Complica a vida dele..e cobre uma atitude imediata.Recordem-se : a uniao faz a força.Cotem comigo, posso dar ajuda virtualmente.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo designado "puxa saco" a sua linguagem intimidatòria e agressiva nao me assusta.Discutir e reclamar de situaçoes que nao nos agradam nao è baixaria.Me defender e defender nossos filhos, vou repetir , E' NOSSA OBRIGAçAO.Ha um ano e meio partecipei de uma reuniaop onde se premetia uma atitude em relaçao aos carros e nada foi feito . Digo a voce : deixe de chulos, assine o seu cometario.

    ResponderExcluir
  9. interessantes são essas pessoas, principalmente esses dono de pousadas virem reclamar de passeio de bugy na praia se são eles que vende pacote ou colocam na net mostrando como chegar nas belas praias de gostoso,agora vem com ipocresia chega, concordo com esta senhora reclamado,pois esses estava com minha filha na praia deixamos sandalia e celular,quando de repente veio um buggy quase passou por cima.

    ResponderExcluir