sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lei federal vai proibir cigarros em espaços públicos fechados em todo o território nacional; vamos apoiar

Por Emanuel Neri

O cigarro deverá ser banido em breve de todos os ambientes públicos no Brasil. O Senado acaba de aprovar projeto em que não se pode fumar em nenhum ambiente de acesso público que seja fechado, como, por exemplo, empresas, escritórios, estabelecimentos comerciais, escolas, hotéis, bares, boates, restaurantes etc.
O único local em que o fumante pode continuar fumando é na rua, em áreas ao ar livre ou sem sua residência. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná já haviam adotado medidas semelhantes. Mas a lei federal – que valerá para todo o Brasil – é ainda mais severa. Estes Estados se adaptarão à nova lei.
O projeto aprovado pelo Senado não permite a existências dos chamados “fumódromos” – áreas isoladas onde as pessoas podem fumar. Também não permitirá o fumo em tabacarias. Em São Paulo, por exemplo, pode-se fumar em tabacarias, desse que não se sirva alimentos no local. A nova lei é positiva e deve ser apoiada por todos.
Está provado que medidas de restrição ao cigarro evitam problemas de saúde – para quem fuma e para os chamados “passivos”, aqueles que, mesmo sem fumar, terminam aspirando a fumaça dos cigarros de quem fuma. As mortes têm por causa do cigarro têm diminuído em países em que estas restrições já foram adotadas.
A nova lei federal depende apenas da sanção da presidenta Dilma Rousseff, que já se manifestou favorável à medida. Falta ainda regulamentar as multas para os estabelecimentos que forem flagrados desrespeitando a legislação. Em São Paulo, estas multas são altíssimas. Resta saber como o interior do Brasil se adaptará à nova lei.
Veja, nos links abaixo, mais informações sobre a proibição do cigarro:

Um comentário:

  1. Já que agora o Brasil é foco no mundo e está em todas as mídias temos muita responsabilidade em dar bom exemplo ao mundo.

    ResponderExcluir