sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Justiça lacra casa de shows de Touros por abusar do som alto em festas. Decisão pode chegar a Gostoso


Por Emanuel Neri

Quando se fala de respeito às leis que determinam o uso de som adequado em casas de shows de São Miguel do Gostoso, parece até que o mundo vai desabar sobre a cidade. Parece também o fim do mundo. Mas não é. Trata-se apenas de exigir, a exemplo do que já acontece em outras cidades, que as casas de shows e de forró da cidade também se adaptem, de forma civilizada, ao que diz a lei sobre o som abusivo.
Não se trata de querer cercear o direito de quem quer que seja de se divertir. Festas na cidade são uma tradição que merece ser respeitada, por todos. O problema começa quando estas casas não fazem suas festas em lugares adequados, abusam do som alto - que vai até alta madrugada -, tirando o direito de quem quer dormir sossegado. Sempre que se fala nisso, há uma enxurrada de críticas, algumas ameaçadoras.
Pois é importante que estas pessoas, que não respeitam o silêncio dos outros, tomem conhecimento da mais nova decisão da Justiça da Comarca de Touros, que é também Comarca de São Miguel do Gostoso.
No final de setembro, o Ministério Público lacrou o “Espaço das Dunas”, que abusava de shows e bailes com som altíssimo, em Touros. Agora estes shows e bailes barulhentos só podem ser feitos fora da cidade.
A exemplo de São Miguel do Gostoso, o “Espaço das Dunas”, de Touros, fica em área urbana, altamente povoada, e a poucos metros do principal hospital da cidade. Lá, ao contrário de São Miguel do Gostoso, não existem pousadas por perto – a quem os defensores do barulho em São Miguel do Gostoso sempre usam como “bode expiatório” em suas ameaças. Prova de que, tanto em Touros como aqui, é a população que se incomoda e reclama – não são só pousadas e turistas que criticam.
Como São Miguel do Gostoso pertence à Comarca de Touros, que tem o mesmo Ministério Público, é provável que, rapidinho, esta mesma decisão judicial chegue por aqui. Como ficamos? Vamos continuar desrespeitando a lei? Calma, pessoal, isto é a lei! Não se pode sair por aí ameaçando, no grito, quem defende o cumprimento da lei. A lei é para ser cumprida por todos, mesmo para aqueles que discordam. Isso é a democracia.
Só para dar uma informação mais detalhada sobre a decisão do Ministério Público de Touros. O vereador Alberto Belém da Silva, o Beto de Agostinho, que é de São Miguel do Gostoso e que realizava festas de final de ano no “Espaço das Dunas”, em Touros, já está procurando locais afastados da cidade para continuar realizando seus eventos.
O noBalacobaco falou com Beto de Agostinho. Ele reconhece que o uso do som em casas noturnas precisa ser disciplinado, atendendo às exigências da lei, para evitar que sejam lacradas, como aconteceu em Touros. “Um show uma vez ou outra, tudo bem. Mas ninguém gosta de um show com barulho, todos os finais de semana”, diz.  Beto diz que fará festas, no final de ano, em Touros e São Miguel do Gostoso, mas com som controlado e começando mais cedo para também terminar mais cedo.
O ideal é que casas de shows de São Miguel do Gostoso, que usam e abusam do som nos finais de semana, adequem seus estabelecimentos, com isolamento acústico, adaptando-se à lei que proíbe o som abusivo. Ou então se adaptem à nova determinação da Justiça da Comarca de Touros – se instalando em locais mais afastados do centro urbano, para fazer suas festas. Isso evitará riscos de terem seus estabelecimentos também lacrados, como o “Espaço das Dunas”, de Touros.
Todos têm direito de se divertir. É ótimo dançar, isso faz parte da nossa cultura. Mas é importantíssimo usar o som e os espaços dos shows de forma adequada para não prejudicar o direito de quem quer dormir sossegado. Assim é o direito – de quem quer se divertir e de quem quer silêncio para repousar. É assim também que caminham as sociedades civilizadas. São Miguel do Gostoso, que quer crescer com ordem e disciplina, também quer trilhar este caminho.



11 comentários:

  1. desde quando o som do gostoso casa show vive desrespeitando as leis??? chega não é emanoel??? tenho certeza q da mesma maneira que existe leis contra as festas existem leis a favor tá bem e tenho certeza + ainda que isso a clésia não vai deixar despercebido. já é hora de tirar das mãos de vcs a ilusão de achar que podem td aqui dentro de gostoso..... o povo de gostoso também merece respeito qndo a questão é a culçtura local. ou vcs axam q cultura é só sair pintando ums cocos ou muros .????? cm vc fazia

    ResponderExcluir
  2. ...emanoel axo q até os novos representantes da justiça da comarca de touros já devem ter percebido q vc só tá pensando nas suas pousadas, uau!!! em lugar nenhum do Brasil há uma perseguição com tanta frequência qnto há aqui em gostoso de sua parte para com o única casa de show da cidade! quer mais tranquilidade do q já é em gostoso?? pq vc não pensa na possibilidade de construir uma pousada na divisa de reduto e gostoso seri ideal para vc....chega antes era uma guerra fria ma, agora.... oque é????

    ResponderExcluir
  3. GENTE POR FAVOR !!!! ELES ESTÃO FORTES PERCEBERAM???? AGORA NÓS É Q TEMOS Q NOS UNIR AINDA ++++++ CONTRA ESSAS AÇÕES CONTRA O POUCO DE DIVERÃO Q EXISTE EM GOSTOSO!!!!!!!!!!!!!!! AH!! TENHO CERTEZA Q SE A CASA DE SHOW FOSSE DE UM NERI A HISTÓRIA ERA OUTRA NÃO É???!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ei que conversas são essas eu sou Neri mas não seria essa conversa não kkkkkk
    Gente vamos ser feliz sem precisar brigar com as pessoas dando o direito de liberdade de expressão ninguém quer tirar o som de ninguém nem o direito de ninguém curtir suas festinhas mas venhamos e convenhamos que se houver uma boa conversa civilizada e houver um acordo bom todo mundo vai vir aqui nesse blogue só fazer comentários de bom agrado sem ofender ninguém pq ficar reclamando e não agir não vai ajudar em nada

    ResponderExcluir
  5. Gente mil perdões por minha ortografia mas isso é da vida não vou deixar de ser gente por isso hihi *-* eu escrevi blogue ao invés de blog e repeti varias vezes ninguém mas é bom que vcs ficam sabendo que também existe

    ResponderExcluir
  6. GENTE A CASA DE SHOU DE TOUROS FECHOU POR FALTA DE NAO PAGAR OS DIREITOS, DE FUNCIONAMENTO, MAS E BOM VIM FALAR DE CULTURA QUE VEM DE VARIOS ANOS, MAS EMANUEL SO VER O LADO DELE, QUANDO FOI PRA CONSTRUIR A POUSADO DOS PONTEIRO ELE TEVE QUE DERRUBAR AS DUNAS, ISTO E CERTO,ENTAO EMANUEL DEIXE DE BOTAR NO SEU BLOG,CASOS POLEMICOS, É PARA VOCE NAO SAIR DA MIDIA.

    ResponderExcluir
  7. Vamos perguntar,aos turistas´se eles gostam de darcar,vamos perguntar a comunidade a juventude de gostoso-se e para a cabar com a unica diverção,popular de Gostoso.e melhor dancar que vender Maconha,crak,cocaina.este E na verdade a unica diveção que esta beleza de Cidade tem para o povo da TERRA.Gostoso E dos NATIVOS.os GRINGOS e PAULISTAS ABUSADOS,marte e logo ALI..........

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKKKKk esse ANÔNIMO que falou coitado é um analfa! kkkkkkkkkkkkkkkkk sabemos que para funcionar CASA SHOW!!! tem que ter bom atendimento HIGIENE pois a HIgiene lá é uma casa de porcos!! a dona não tá ném aí prá nada!! so quer ganhar com toda sua sujeira!

    ResponderExcluir
  9. Bom senso gente e sair do ego é a minha opinao desda discusao. Todo mundo gosta de se divertir mas importante sempre com respeito para os demais.
    Nao deve ser tao dificil de encontrar um meio termo e logico dentro dos leis brasileiros.
    A vida é uma mudanca constante...

    ResponderExcluir
  10. Emanoel o que axou da banda de regue de ontem foi ater de madrugada aaaaaaaaa la pode né não emcomoda sua pousada a faça me o favor

    pois é gente hotem teve uma festa no jack sparrows

    com a banda rastafeeling inclusive o senhor emanoel neri estava la presente e essa festa passou das 3 horas da manhã penssei que o senhor ia fazer uma materia sobre esse show mais ja vi que não agora me fale porque será que no jack pode e no gostoso casa show não é muito lindo o pessoal que chega de fora tem mais direto do que os da cidade gente vamos abrir o olho esses turistas se è que podemos chamar a sim porque na verdade a maioria é durista tipo de gente que come tripa e arrota caviar gentinha que fica o tempo todo puchando o saco de quem tem dinheiro sei não vice
    joseane rocha

    ResponderExcluir
  11. ...Estou vendo a hora "esse povo" mandar em gostoso...os "gringos" affz..chegam em gostoso e querem mandar...porra vcs acabaram de chegar e já querem sentar na janela...se querem sossego, gostoso é um lugar certo, mais querer mandar ai já é outra coisa, coisa essa q vcs" não podem...se axam q gostoso ta muito barulhento, faz igual a avestruz, enterra a cabeça no chão, ou então cai fora poxxa. Antigamente as festas iam ate tarde...agora só até duas horas e olhe lá se chega até isso. porra isso é uma festa ou um aniversario...vcs acham que podem mandar em gostoso? NÃO, vcs não podem e sabe pq? pq a porra dessa cidade é nossa (nativos) e não qualquer um que chega...chega de querer mandar na cidade dos outros...se quer fazer isso se candidata a prefeito, ha esqueci vc num vão ganhar...hahaha...Agora chega de escrever...e sim só mais uma coisinha, pra saber se querem ou não a diminuição dos horarios de festas, pergunta a o pessoal daki. a esqueci já fizeram um abaixo assinado contra isso e ganhamos...ou seja vcs são minoria, e como já sabemos a maioria vence...deixa de querer mandar na cidade dos outros...Afz.

    ResponderExcluir