sábado, 19 de novembro de 2011

Governo cria "Consultórios de Ruas" para combater o crack e os pacientes viciados nesta droga nas cidades

Por Emanuel Neri

No Brasil, o crack é um droga violentíssima que destrói viciados em muito pouco tempo. Todas as grandes cidades do país têm problemas seríssimos com este tipo de droga. Agora o crack também começa a invadir cidades pequenas, causando seríssimos transtornos para as famílias dos viciados e para a comunidade.
Pois agora o governo federal está implantando um projeto – inicialmente em grandes cidade – chamado Consultórios de Ruas. O objetivo é combater esta droga e afastar os viciados do risco de dependência e da morte. Os Consultórios já estão em São Bernardo do Campo (SP), Osasco (SP), Goiânia e Brasília. Agora chega a São Paulo.
Os Consultórios de Ruas funcionarão em trailers que percorrerão as áreas onde há maior presença de viciados neste tipo de droga. Funcionarão 24 horas por dia. Cada unidade, com médico, enfermeiro e psicólogo, terá autonomia para decidir pela internação do paciente, mesmo que ele não queira. Isso ocorrerá se houver risco de vida.
O combate ao crack foi um dos temas da última campanha presidencial de 2010. A então candidata Dilma Roussef (PT), hoje presidenta da República, prometeu criar programa para enfrentar o crack e tratar dos pacientes que utilizam esta droga. Hoje existem 80 Consultórios de Ruas em várias cidades brasileiras. O programa é do Ministério da Saúde.
Cidades como São Paulo sofrem muito com este tipo de problema. Nesta cidade, há até mesmo um bairro, o tradicional Bom Retiro, que recebeu o apelido de “Cracolândia” (foto acima), devido à presença de milhares de viciados, parecendo "zumbis", em suas ruas. Mas cidades menores, como São Miguel do Gostoso (RN), também sofrem muito com este problema.
O programa do governo federal chega em boa hora. Ele deverá se estender não só às grandes cidades como também às médias e pequenas, que têm mais dificuldades ainda de enfrentar o problemam o crack.


5 comentários:

  1. Meu nobre amigo jornalista Emanuel Neri.
    Como já é de seu conhecimento, estamos tentando implantar em Gostoso, um trabalho de prevenção ao alcoolismo e uso de outras drogas. Acontece que como já dito em vezes anteriores, não temos obtido respostas às nossas sugestões feitas ao Poder Público local, isto porém não nos tira a firme determinação de algo fazermos para promovermos o enfrentamento desta praga social que afeta nossas familiais e a sociedade como um todo.Tenho conhecimento de fatos existentes aqui em Gostoso os quais nos provocam sérias preocupações. Se algo não for realizado de concreto, não estará ,longe o dia de constatarmos extermínios de jovens que tiveram a infelicidade de darem o primeiro passo neste tenebroso caminho que muitas vezes não tem volta. Fico na expectativa de que nosso clamor seja ouvido por quem de direito. OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  2. Otoniel, sinto informa-lo que, lamentavelmente, você está atrás é de "utopia".Aqui não tem ouvido de direito e sim de DINHEIRO...quanto é a comissão prá entrar nessa.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel, assisti uma defesa de tese de doutorado sobre os mecanismos neurofisiológicos da dependência (vício) e o processo realmente é desanimador do ponto de vista da realidade das políticas públicas. A solução é simples e (quase) impossível: não dar a primeira tragada... A prevenção, pricipalmente nas escolas, deveria ser prioridade. Abraço!

    Arão Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Sobre o comentário acima citado, que nada de Utopia, o Sr. Otoniel só pensa no bem estar principalmente de toda a Juventude deste Município de São Miguel do Gostoso, acho que você tembém vive no mundo das drgs, por isso discorda quando o assunto é a prevenção, olha otário, fica no teu mundo de ilusões, pensando que estais fazendo o bem a tí e aos demais, parabenizo a todos que procuram melhorias para este povo, e podem contar também, com o meu apoio, é preciso que a sociedade fique bem atenta, e denúncie os vendedores.
    Estou de olho, nesses dias vai cair mais alguém, estou na área

    ResponderExcluir
  5. O que se ver são as drogas cada vez mais aumentando em nossa cidade de São Miguel do Gostoso, é preciso que as autoridades tomem as providências, concordo com o seu comentário acima, o poder Municipal deve tomar alguma providência, e não deixar que o trafego tome conta desta cidade, ou até mesmo os moradores desta cidade, denunciando os vendedores que muita gente sabe quem são.

    ResponderExcluir