quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Em São Miguel do Gostoso, rejeição a jovem com Síndorme de Down quase causa problema mais sério

Por Emanuel Neri

Por pouco a intolerância não causou um sério problema, no final de semana de 25 e 26 de novembro, em São Miguel do Gostoso (RN). Um casal de Natal, que tem uma filha com Síndrome de Down, e que estava hospedado em uma pousada da cidade, viveu momentos de desespero com o desaparecimento da jovem. O fato teria sido motivado devido à rejeição manifestada por outras garotas que estavam com ela, em uma casa onde se comemorava um aniversário.
Enquanto a família estava na parte superior da casa, a garota, junto com outras  adolescentes, que estavam na casa da família onde estava sendo realizada a festa, saíram para conversar na parte inferior da casa. Aos poucos, a garota que sofre de  Sindrome de Down teria se sentido rejeitada pelas coleguinhas.
Foi o suficiente para que a garota, desapontada, abandonasse a casa e saísse, sozinha, pela beira da praia. Isso aconteceu na Ponta do Santo Cristo, praia que, a partir do final da tarde, fica deserta. A garota ficou desaparecida por mais de três horas. Apareceu no início da noite em uma pousada, sem saber dar maiores informações sobre o local onde estava nem o nome dos seus familiares. Somente às 19hs, depois de horas de pânico, os pais a reencontraram.
A Síndrome de Down é uma espécie de distúrbio genético geralmente associado a um retardo mental, de maior ou menor grau. A pessoa com este tipo de distúrbio apresenta problemas de desenvolvimento físico e tem aparência facial que é característica deste tipo de problema. Mas estas pessoas convivem socialmente, algumas estudam e até desenvolvem algum tipo de habilidade artística e profissional, como é o caso desta jovem que desapareceu.
Pessoas com Síndrome de Down são extremamente sensíveis. Por isso, é fundamental  que se tente integrá-las à sociedade, além de serem amadas no seu meio de convivência. Parece ser exatamente o que não ocorreu com o caso desta jovem, no momento em que ela estava com as outras garotas. Segundo informações, houve intolerância e discriminação em relação à sua presença. Deste lamentável episódio ficam evidentes falhas no processo de educação de adolescentes.
É fundamental que os pais orientem seus filhos a conviverem com pessoas diferentes, seja por deficiência física ou mental, raça, idade, cor e orientação sexual. É importante que os jovens tenham consciência de que não se pode excluir outra pessoa por serem diferente deles – isso vale tanto para o aspecto físico como o social e comportamental. O preconceito é um terrível mal dos dias atuais.
Crianças e jovens bem educados e bem orientados pelos pais, seguramente não vão discriminar ninguém.
Felizmente a rejeição da jovem com Síndrome de Down não teve outras consequências, a não ser a enorme tensão vivida pela família -além do transtorno da própria garota. Mas é oportuno que isso sirva de exemplo para que pais tenham mais cuidado na orientação de seus filhos para que eles saibam conviver com pessoas diferentes, sem discriminá-las.
O desfecho deste caso poderia ter sido trágico simplesmente pela falta que faz uma boa educação – ou seja, de como ensinar crianças e adolescentes a conviverem  com as diferenças.

20 comentários:

  1. Concordo com você em relação à educação e o respeito que faltaram nesse caso, mas sendo muito sincero, esse tipo de informação parece mais fofoca, intriga, coisa pessoal, doque ao informativo, voce já publicou materias melhores Emanuel, não perca sua credibilidade forçando seus leitores a lerem qualquer coisa, você não precisa fazer uma a duas publicações diárias para prender seus leitores...

    ResponderExcluir
  2. LINDO!!! SÁBIAS PALAVRAS. AOS PAIS CABE A EDUCAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Neri, alem dessas e outras estamos com varios problemas na nossa cidade.

    "A segurança"

    Incrivelmente a delegacia de Sao Miguel nao tem cartuchos com tintas na impressora para imprimir os boletins de ocorrencia.
    Eu mesma precisei de fazer um por um acontecimento que nunca esperei na cidade "clonagem de cartao no banco Bradesco"
    Para isso temos que se deslocar da cidade de Sao Miguel ate a cidade de Touros para a ocorrencia.
    Sera que nao ta na hora de melhorar (educaçao, segurança, racismo e etc?)

    Anonimo....

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a discriminação ainda existe em qualquer canto do mundo. O ser humano é uma lástima. É inacreditável que pessoas ainda agem dessa forma. Neri, conheço um casal que tem dois filhos, gêmeos, com Síndrome de Down. A convivência é linda e o carinho entre eles é um exemplo. Os filhos trabalham na prefeitura de Campinas e são queridos por todos. O respeito vale para qualquer pessoa, independentemente de qualquer situação, opção etc.

    ResponderExcluir
  5. sinto muito por essa mãe,são pessoas que sofrem preconceito de sua familia Emanuel sua mãe não deu educação a vocês não,conversas entre você e um momento muito bom ok!não adianta criticar algumas criança se temos adultos da sociedade cheio de doenças do preconceito

    ResponderExcluir
  6. Pra que expor essa família desse jeito? Que tipo de notícia é essa? Sem noção...

    ResponderExcluir
  7. nossa vcs ñ sabem nem o q comentar.

    essa noticia que o emanual publicou é d fundamental importância , para que nós possamos refletir sobre esse e outros problemas.

    parem de postar comentários que ñ ajudam em nada...


    PARABÉNS EMANUAL NERI......

    ResponderExcluir
  8. Meu Caro Emanuel Neri.
    Muito oportuno seu comentário a respeito desta lástima chamada discriminação. Acabei de chegar de uma reunião comunitária realizada na ASLÍRIO no bairro Maceió aqui em Gostoso cuja pauta justamente foi motivar as famílias daquela comunidade, a participarem da educação de seus filhos dentro de uma prática na qual sejam cultivados os valores universais:,tolerância, harmonia solidariedade, não violência em todos os seus aspectos e acima de tudo o respeito e o amor como fonte de todas as demais virtudes. A exclusão social é sem qualquer dúvida uma das fontes que fomentam todos os conflitos de convivência em nossa sociedade tão carente de paz. VIVA A VIDA! A PAZ E A HARMONIA ENTRE TODOS NÓS SEM DISCRIMINAÇÃO DE QUALQUER ESPÉCIE.OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  9. Acho, que o leitor desse comentário, em certos assuntos procura sempre ir muito longe, se uma criança tem sindrome não é preciso assegurar que ela foi abandonada pelas outras, tudo acontece, quem sabe, a criança pode simplesmente ter saído sem que as outras tenham presenciado, como muito acontece, até com pessoas normais e mais o fato que foi uma criança, isso não significa rejeição ou preconceito, nem pelo menos chegar a dizer que em São Miguel do Gostoso existe essa descriminação.
    Portanto Sr. Jornalista Emanoel Neri, em muitas de suas postagens concordo plenamente com você, mas também discordo, porque nimguém nesse mundo é o dono da verdade.

    ResponderExcluir
  10. Caro Neri, é muito bom ver que o Balacobaco está engajado em temas importantes como este. As pessoas precisam respeitar as diferenças e conviver com elas. Parabéns e grande abraço

    ResponderExcluir
  11. otoniel faça alguma coisa por cajueiro pelo amor que você diz ter por gostoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. É lamentável ler esse tipo de informação - se é que posso chamá-la assim - qdo a mesma não foi reportada como de fato aconteceu.
    O senhor Emanuel esteve presente na casa citada? O Senhor pelo menos ouviu mais alguém, além dos pais da menina - se é q ouviu os pais?-
    Pois bem, NÃO EXISTIU DESCRIMINAÇÃO,mto menos REJEIÇÃO! Me admira vir aqui, o senhor a dizer e desdizer uma situação da qual não presenciou e mto menos ouviu a outra parte da estória. Me adimira o senhor que é jornalista usar de blogs e redes sociais para divulgar meias-verdades.
    Aí, pessoas que acessam e se deparam com essa infeliz notícia, julgam pelo o que se foi escrito.
    Então peço que antes de apontar o dedo, procure ter um pouco mais de senso e não venha com críticas as adolescentes e qto à sua educação.

    ResponderExcluir
  13. Emanuel você vivi postando noticias de gostoso,e não colocou nada sobre a grande manifestação que ouve em gostoso sobre a AIDS,um evento bolado pelo PSF equipe 1e2 sem apoio do secretario que apareceu só para se mostrar como se fosse ele o Rei só porque viu muita gente,todos sabemos que não ajuda em nada,e assim não posso,não posso e pronto.

    ResponderExcluir
  14. Falar em Secretários isso acontece por que o Prefeito, desse Município só procurar para esses cargos pessoas de outras cidades,Secretário sem conhecer o povo do povo do Município, e só vem para aquí para quererem aparecer, esses tipo de gente poderiam não fazer parte dessa administração, se quisessem aparecer fossem trabalhar na Globo.

    ResponderExcluir
  15. Para os três últimos comentários dos leitores:

    Antes de postarem seus comentários, revejam a gramática...Pois, está péssima... Horrível para quem as lê.

    ResponderExcluir
  16. O interno reflete no externo.
    Viver com dignidade e fundamental.
    Somos o que somos ate tomar mos a decisao de ser outra coisa.
    Se fosse mos completos ja mas seriamos perfeitos.

    ResponderExcluir
  17. anonimo vc é prof de lingua portuguesa?

    se toca!

    ResponderExcluir
  18. gostaria que o balacoboco dessse uma nota sobre o serviço do Banco do Brasil:
    exp. a semana passada 3dez o bco (caixa eletronico) de s. miguel faltava dinheiro não se sabia o que era isto. o cliente nessecitado corria a Touros(por se trata de porte maior) e ao chegar aquela cidade onde tem uma agencia mesmo, deparava-se com um papel na porta do bco. que dizia: estamos em manutenção; pense que absurdo o Bco do Brasil faz com sua clientela. o pobre paga taxas altissimas e não tem com tirar o pouco dinheiro, pois o bco simplemente sem avisar nada entra em manutenção.
    e o mota taxi que se paga para ir de s. miguel a touros? fica na cc de quem;;;;;;;;;;
    um verdadeiro abuso.

    ResponderExcluir
  19. Toque-se você... Não é preciso ser professor para verificar que sua gramática é precária. Basta ser leitor assíduo.

    Leia bons livros... Indignaria-se menos. Demonstra que realmente não tem cérebro pensante. Lamentável...

    ResponderExcluir
  20. Aliás, aí para o desinformado: Cajueiro é um distrito que não pertence a Gostoso, e sim a Touros... Procurem a Prefeita Luciana...

    ResponderExcluir