segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dilma vem hoje a Natal para assinatura do termo de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Por Emanuel Neri

Hoje (28/11) é um dia muito especial para o Rio Grande do Norte.  Às 10h30 de hoje a presidenta Dilma Rousseff desembarcará na pista do futuro Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, para assinar o termo de concessão deste aeroporto com o Consórcio Inframérica, que ganhou o leilão para construção dos terminal de passageiros e de cargas, e o direito de sua exploração comercial. Vai investir R$ 650 milhões na construção dos terminais.
O Aeroporto de São Gonçalo é uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Por sua localização estratégica de proximidade com a Europa e Estados Unidos, será um aeroporto de consolidação de passageiros e de cargas. No caso de cargas, terá grande importância no fluxo de exportações e importações do Brasil e da América Latina.
O novo aeroporto será a base para que grandes aviões cargueiros cheguem ou partam do Brasil. No aeroporto de São Gonçalo, a carga que chega ao país é distribuída em aviões menores para várias partes do país. O mesmo vai ocorrer no sentido inverso. A carga vem de diferentes partes do país em aviões menores e, em São Gonçalo, será consolidada  em aviões de grande porte. Fluxo semelhante também ocorrerá com passageiros.
O aeroporto de São Gonçalo, que vai gerar 10 mil empregos (diretos e indiretos), será inaugurado antes da Copa de 2014. Muitos dos turistas que virão para os jogos do Brasil chegarão por São Gonçalo e, a partir daí,   embarcam em vôos domésticos para outras sedes da Copa. Este tipo de aeroporto é chamado de “hub”, por concentrar o fluxo de passageiros e cargas. Por enquanto, apenas sua pista de pouso está concluída (na ilustração acima, maquete do novo aeroporto).
A previsão é que o terminal de passageiros e cargas seja concluído em abril de 2014, antes, portanto, do início da Copa do Mundo de Futebol. Este aeroporto será muito importante para o turismo do Rio Grande do Norte, em especial o situado no litoral norte do Estado, pois está mais próximo destas áreas. Para São Miguel do Gostoso, por exemplo, o aeroporto ficará a pouco mais de 80 quilômetros.

3 comentários:

  1. Agora a coisa vai. Que bom para nós de Gostoso que teremos um aeroporto bem mais próximo. UFA..

    ResponderExcluir
  2. Assim, todo mundo vai andar só de avião, prejuízo para os alternativos e ônibus.Kákákákáká.

    ResponderExcluir