segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Distribuição de renda fez o Brasil crescer. Ainda este ano, o país será a sexta maior economia do mundo

Por Emanuel Neri

Até o final deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá atingir 2,44 trilhões de dólares, o que fará com que a economia do país ultrapasse a do Reino Unidos. O Brasil deverá começar 2012 como a sexta economia do mundo – atualmente é a sétima.
Esta projeção faz parte de um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de duas consultorias internacionais. Em 2010, o PIB do Brasil já havia superado o da Itália. Em 2014, deverá superar o da França e, em 2020, o da Alemanha.
Até o fim da atual década, a economia do Brasil deverá ser maior do que qualquer país europeu. A Índia tem crescido em níveis superiores ao Brasil e, por isso, se tornará a sexta economia do mundo em 2013. Mas em 2014, o Brasil passa a França e volta a ser a sexta economia.
Nunca o Brasil tinha ocupado um posto tão elevado entre as maiores economias do mundo. Para especialistas, este salto se deve à entrada, nos últimos anos, de grandes segmentos pobres da população brasileira na chamada classe média, impulsionando o consumo interno e ampliando a riqueza do país.
Vejam como o PIB do Brasil cresce acima do previsto. Em 2003, quando o banco americano Goldman Sachs criou o termo Brics – sigla que designa Brasil, Rússia, Índia e China - a previsão era de que a economia brasileira ultrapassaria a italiana em 2025 e, a britânica, em 2035.  
Quase 15 anos antes desta previsão, a economia brasileira já superou a italiana, ultrapassará este ano a do Reino Unido, em 2014 a da França e, em 2020, a da Alemanha. Prova de que distribuição de renda, como foi feita nos últimos anos no Brasil, foi a chave para fazer a economia do Brasil crescer.
Vejam, nos links abaixo, mais informações sobre o crescimento do Brasil e o ranking dos países mais ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário