domingo, 9 de outubro de 2011

Criação de APA para preservar Ponta do Santo Cristo precisa estar na pauta da Caravana Ecológica

Por Emanuel Neri

A Caravana Ecológica, que será realizada em São Miguel do Gostoso entre os dias 13 e 15 de outubro, no Colégio Olímpia Teixeira, é uma ótima oportunidade para se discutir um tema que já esteve na pauta dos ecologistas da cidade, mas que anda atualmente meio esquecido.
Trata-se da criação da Área de Preservação Ambiental (APA) da Ponta do Santo Cristo (foto à esquerda). De fundamental importância para o equilíbrio ecológico da cidade de São Miguel do Gostoso, esta APA já foi abraçada e apoiada pela Secretaria do Patrimônio da União e pelo Idema, órgão estadual de preservação ambiental.
Houve mais de uma reunião em que este tema foi abordado – e sempre teve o apoio da Prefeitura e da comunidade identificada com a preservação ambiental e o crescimento sustentável da cidade. Agora, com a Caravana Ecológica, é oportuno que esta questão volte a ser discutida – e executada o mais rápido possível.
Além de ser o mais bonito cartão postal de São Miguel do Gostoso, a Ponta do Santo Cristo é uma duna que avança sobre o mar. Junto com a cadeia de arrecifes que há ali, ela segura o avanço do mar e das dunas sobre trechos da cidade. Se a área for liberada para construções, há grandes riscos para a cidade. A idéia é que ela se transforme em parque, para preservação.
Devemos nos unir para preservar este santuário ecológico da Ponta do Santo Cristo. Temos conhecimentos de inúmeras praias da região – Marco, Caiçara, Cajueiro, Pititinga e até Touros - em que mar e duna avançaram sobre as cidades, destruindo casas e causando enormes prejuízos para a população.
Precisamos evitar que isto ocorra também em São Miguel do Gostoso. A criação da APA da Ponta do Santo Cristo é uma das questões da maior relevância para o equilíbrio ambiental da nossa cidade. Não poderá, portanto, ficar de fora da pauta de discussão da Caravana Ecológica.


15 comentários:

  1. Vamos fazer um abaixo assinado para criação da APA urgente!

    ResponderExcluir
  2. Alo Emanuel, considero prioridade e urgência este tema. Fundamental e inteligente a criação da APA. Elvio.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel Neri informa:
    Uma informação que chegou agora. A APA da Ponta do Santo Cristo já existe. Ela foi criada no final da administração do ex-prefeito João Wilson -mas que, depois disso, ficou parada, esperando sua ativação. Apesar desta situação, é chegada a hora de por esta APA para funcionar. As pessoas interessadas na preservação ambiental devem levantar esta bandeira a partir de agora, em especial durante a Caravana Ecológica, que será realizada em São Miguel do Gostoso, entre os dias 13 e 15 de outubro. Também é um ótimo tema para entrar nos programas de governo dos canditatos (ou candidatas) que pretendem concorrer a prefeito de São Miguel do Gostoso, em 2012.

    ResponderExcluir
  4. E UMA PENA mais não podemos fazer uma APA,de um terreno que não pertence ao nosso Municipio.a Ponta do Santo Cristo e teritorio de TOUROS.mais uma vez Gostoso,só tem O nome não somos dono de nada.

    ResponderExcluir
  5. Vamos convidar o pessoal,da caravana e cologica para conhecer o LIXÃO do Paraizo Do Gostoso.la tem LIXO HOSPITALAR.este Municipio não tem nada a ter o terreno do LIXÃO e INVADIDO.

    ResponderExcluir
  6. EITA.se voce sabe responda,O que é que Gostoso tem alem do nome,do vento e dos preços altos das pousadas. não tenha vergonha responda...

    ResponderExcluir
  7. AMIGO voce esqueceu São Miguel Do Gostoso,tem um secretario(A) de Turismo INVIZIVEL.

    ResponderExcluir
  8. voce já descobriu quem e a secretaria de Turismo,de São M DO Gostoso. NÃO,dia 13 de outubro na caravana ecologica ela deve aparecer,e uma boa oportunidade para saber dela o que foi feito para o turismo de gostoso neste 7 anos, de mandato.

    ResponderExcluir
  9. ... Pra falar a verdade é sempre assim: a cidade tem prefeito, mas além de não morar na cidade (pois ele mora me Natal), ninguém ver seu trabalho, aliás, não tem como ninguém ver, pois não é feito absolutamente NADA pela cidade e principalmente para a POPULAÇÃO (não ver a falta de água. Se nosso QUERIDO prefeito morasse aqui e tivesse que carregar água do ginásio ou da casa de algum vizinho para tomar banho, rapidinho fazia com que a água 'aparecesse'. Mas, como não é na casa dele, ele não tá nem aí!); continuando... A cidade tem escola, mas dificilmente tem aula normal; a cidade tem secretario/a de educação, mas quando é para inscrever os alunos em algum projeto do governo ninguém inscreve ou até quando desaparece a chave da escola e faz com que cerca de 200 alunos percam aula (que quase nao tem mesmo), e nem a secretaria procura saber e também não dar ' as caras' quando se é preciso; a cidade tem Posto de Saúde, mas falta médicos; a acidade tem...
    ..Bem, se eu for citar todas as coisas que a cidade tem, porém ninguém ver, eu vou passar "avida toda" escrevendo.

    Então, DÃO AS CARAS TUDO ISSO!!!

    Agora além de dizer "Isso é Brasil" (pais de #$%#%@&*), dizemos também: ISSO É SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, cidade linda para os turistas!!

    Hehehehe
    hahah

    ResponderExcluir
  10. nossa tem secretario de turismo não sabia e fantasma vamos chamar os coça fantasma ver eles encontram

    ResponderExcluir
  11. que tomar banho de piscina va no kalango lar tem lanche muito bom e barato não e como ulguns que fazem propaganda em ganosa

    ResponderExcluir
  12. Nunca vote na pessoa errado por que la na frente vc vaii se prejudicar

    ResponderExcluir
  13. Eh gostoso evoluindo mais as drogas aumentando cada vez mais !!

    ResponderExcluir
  14. Tudo por causa de joão Wilson tudo ta dando errado odeio esse homii pense no homem chato e que odeiooo

    ResponderExcluir
  15. Não é utopia. tenho certeza.


    Gente - defendo uma gestão participativa.

    vc sabe o que é isto !?!?
    É quando o povo tem que saber tudo o que passa com a sua prefeitura.

    Não há como o prefeito se responsabilizar por todos os problemas que acontecem na cidade. E Nem precisa desta responsabilidade quando ele divide as informações e as soluções com o seu povo.

    Agora gente, há uma forma participativa de governo, onde o povo SABE o que esta acontecendo na sua prefeitura, Assim como o povo SABE e alerta sobre os problemas que aparecem, ajudando a resolver e consequentemente viver melhor.

    A falta de transparência causa mal estar.

    Ai quando o problema aparece e não é resolvido, fica a sensação de abandono, que indigna as pessoas.

    Quando eu vou a prefeitura atrás de alguma coisa, sinto um certo abandono e a falta de retorno, o dito pelo não dito ...

    Qual é a solução hj ?!

    Pressão popular, atos populares na camara de vereadores, cobrar na camara os relatórios dos projetos, o que foi feito e o que não foi, os planos, enfim para onde estamos indo com a cidade.

    Não podemos mais deixar com que a nossa cidade tenha soluções paliativas. Precisamos planejar soluções para longo prazo. Tem muita gente chegando e é preciso organizar PARA ONTEM esta bagunça toda.

    É inconcebível a escola não ter aulas. ( não cobrem desenvolvimento sem educação )

    É inconcebível ainda em 2011 termos falta de água. ( isto é relacho )

    É inconcebível não sabermos após 7 anos quem dirige a secretaria de turismo, sendo que hj temos o turismo como engrenagem da cidade.

    É inconcebível estar em uma cidade tão pequena e não conseguirmos organizar as coisas mais BÁSICAS como o lixo. O Lixão no atual local é um crime duplo.
    Para o dono da área e para a prefeitura que JOGA A CEU ABERTO - o que é proibido por lei.

    Esta longa distância que o poder público municipal aplica ao seu povo, em minha opinião, só pode ter um segundo sentido, uma segunda intensão ...


    A nossa era mudou. Agora o povo tem a vós, tem a informação e tem também os meios para fazer a justiça. Isto precisa começar em Gostoso.
    Que o seu povo se ative
    Que se povo se envolva
    Que o povo saiba onde vai o recurso
    Que o povo aprenda com a sua voz a exigir o que é o correto e o que é o bom senso comum.

    isto é o mínimo para tornarmos o nosso pequeno paraíso mais justo para todos.

    " o pior cego é aquele que não quer ver "

    e

    " mesmo sabendo que não conseguiria, ele foi lá e fez ! "


    abraço a todos.

    ResponderExcluir