sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campanha "Eu Sou Catador" conscientiza brasileiros a não jogarem lixo nas ruas e a colaborar com coleta

Por Emanuel Neri

É provável que muitos de vocês já tenham ouvido no rádio campanha que tem como objetivo conscientizar as pessoas a não jogarem lixo nas ruas e, mais que isso, catarem o lixo jogado indevidamente nas vias e praias das cidades. A campanha, feita pelo movimento “Limpa Brasil”, chama-se “Eu Sou Catador” e conta com depoimentos de celebridades brasileiras e da própria população. A presidenta Dilma também aderiu à campanha (veja foto dela vestindo a camisa da campanha).
Entre estas celebridades, estão os cantores e compositores Chico Buarque e Milton Nascimento, a atriz Marília Pêra, e muitos outros artistas e cantores. A campanha conta também com Tião Santos, protagonista do filme “Lixo Extraordinário”, que retrata a vida de catadores do lixão do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.
A campanha “Eu Sou Catador” alerta os cidadãos brasileiros sobre a importância de que todos sejam responsáveis para que as ruas das nossas cidades se tornem mais limpas. A intenção é que o ato de limpar as ruas se torne um hábito em todo o país. Prefeituras têm a obrigação de recolher lixo, mas o cidadão tem o dever de colaborar com esta tarefa.
Se todos tiverem a consciência de não jogar lixo nas ruas e ainda ajudarem com a coleta do lixo que foi jogado em vias públicas indevidamente, com certeza as cidades - bem como praias e rios - ficarão muito mais limpos. Isso também colaborará para que muito do lixo coletado – principalmente latinhas e garrafas pet – se transforme em material reciclado, gerando emprego e renda para a população mais pobre.
Seja também um catador. Ajude a limpar sua cidade, suas praias e seus rios.
Grandes empresas também estão fazendo campanhas publicitárias para conscientizar a população a reciclar o lixo. A Coca-Cola, por exemplo, acaba de lançar campanha na TV com Tião Santos, do filme “Lixo Extraordinário”. O Brasil, como foi noticiado ontem neste blog, já recicla 97% de todas as latinhas utilizadas no país. Foram quase 18 bilhões de latinhas recicladas em 2010.
Veja abaixo links para a campanha “Eu Sou Catador”, bem como a campanha da Coca-Cola com Tião Santos.


4 comentários:

  1. Seria interessante montar este movimento em Gostoso com participacao de todos, prefeitura, pousadas, comercio e populacao.

    Marcos Neri

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar o nosso Padre Iranildo Augusto, pelo seu brilhante trabalho que vem desenvolvendo em nossa paróquia, fazendo com que todas as festas de padroeiros dos Distritos desse Município, sejam feitas, pela área pastoral de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Emanoel,que, para se ter uma cidade limpa é preciso principalmente o apóio de todas as pessoas da comunidade, cada um fazendo a sua parte, mais em nosso Município é paga a uma Empresa para fazer a coleta do lixo, e essa coleta só passa duas vezes por semana, e em muitas ruas só passa uma vez, em muitas ruas ficam os tambores cheios, e os mesmos podres com mal cheiros, acho que, assim como é bem paga a essa Empresa, é preciso que essa coleta seja feita pelo menos quatro dias durante a semana, nas principais ruas desta cidade.
    João Maria, Gostoso

    ResponderExcluir
  4. Ola boa noite gostaria q a sub prefeitura de sao mateus aderisse esta campanha e nos enviasse material de divulgaçao e fizesse uma doaçao de coleta seletiva para um condominio do cdhu jdim iguatemi na av ponte da amizade 181,ja q nao ha latas de lixo nas dependencias do mesmo

    ResponderExcluir