quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Brasil se consolida nos Jogos Panamericanos e deve terminar em segundo lugar, na frente de Cuba


Por Emanuel Neri

Para quem acompanha os jogos Panamericanos, que estão acontecendo em Guadalajara (México), pode vir por aí uma boa surpresa para o Brasil. Pela primeira vez na história desta competição, o Brasil pode ocupar a segunda colocação no número de medalhas, superando Cuba.
Nem nos jogos Panamericanos do Rio, em 2007, o Brasil chegou a tal proeza. Naquela competição, embora o Brasil tenha ficado com maior número de medalhas – 161 contra 135 de Cuba – valeu o número de medalhas de ouro (Brasil, 54; Cuba, 59) na disputa pelo segundo lugar.
Agora a história é diferente. Até hoje (20/10), o Brasil está com 36 medalhas, sendo 12 de ouro. Cuba está com 20 medalhas, sendo seis de ouro. O Brasil está em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos (83 medalhas, 32 de ouro), enquanto Cuba amarga uma um quinto lugar.
É claro que Cuba ainda deve crescer seu número de medalhas, mas dificilmente tomará o segundo lugar do Brasil. Quem também está surpreendendo nestes jogos é o México, que está em terceiro lugar, com 32 medalhas, sendo nove de ouro. Mas a competição é na sua casa.
O Brasil tem se fortalecido ano a ano nas competições esportivas internacionais. Isso aconteceu com a última Olimpíada, em 2008, em Pequim, quando chegou a 15 medalhas (três de ouro). O desafio agora é superar este número de medalhas, na Olimpíada de 2012, em Londres.
Mas o grande salto do Brasil deve ocorrer em 2016, quando os jogos olímpicos serão realizados no Rio de Janeiro.  



4 comentários:

  1. cara, frassaa as outras competições,pq se fossemos depender do taekwondo, estavamos perdidos.o vergonha, o brasil com tanta qualidade no tae... não nos mostrou,oq todos queriam ver.

    ResponderExcluir
  2. cara grassas as outras competições, pq se fossemos depnder do taekwondo, estavamos perdidos.

    ResponderExcluir
  3. Nada como um dia depois do outro, hein. Brasil já foi superado e muito por Cuba. Você esqueceu que Cuba sempre leva quase todas as medalhas de ouro do boxe. De onde será que você fez a análise furada de que dificilmente Cuba ultrapassava o Brasil? O que vc fez não é análise. É torcida.

    ResponderExcluir
  4. nao tenho nada contra o katsurf só acho que eles deveriam ter um limite para a prática desse esporte pois tomaram a nossa praia do santo cristo e tomar banho nessa praia ficou impossivel acho que as autoridades locais precisam tomar providencias antes que ocorra um crave acidente

    ResponderExcluir