terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Tropa de Elite 2" é indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar

Por Emanuel Neri

O filme Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha, acaba de ser escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012. Tropa de Elite 2 foi um dos mais bem-sucedidos filmes já feitos no Brasil. Foi visto por 11 milhões de pessoas, o maior número de espectadores de toda a história do cinema brasileiro (à esquerda, ator Wagner Moura, protagonista do filme).
O Tropa de Elite 2 deu sequência ao Tropa de Elite, do mesmo diretor, que trata da corrupção e da criminalidade na Polícia Militar do Rio de Janeiro. A versão 2 do filme, muito mais bem-sucedida que o primeiro em termos de público, também aborda a corrupção e o envolvimento com a criminalidade de setores políticos. O filme foi elogiadíssimo pela crítica especializada.
O Brasil já concorreu várias vezes ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro. Ganhou com “Orfeu Negro”(1959), mas a direção e produção foi creditada a cineastas franceses.  Depois, concorreu, sem ganhar, com “O pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O que é isso Companheiro” (1997) e “Central do Brasil” (1998), quando Fernanda Montenegro foi também indicada para melhor atriz.
Mas o Brasil já concorreu a outros prêmios importantes do Oscar. “O Beijo da Mulher Aranha” (1985, de Hector Babenco) concorreu a quatro prêmios – ganhou com o melhor ator, William Hurt, que é americano. Em 2003, “Cidade de Deus” também concorreu a quatro prêmios, entre eles o de melhor diretor (Fernando Meireles). No ano passado, o documentário “Lixo Extraordinário” concorreu ao Oscar de melhor documentário. Mas estes filmes, apesar da indicação, não ganharam prêmios.
Veja abaixo o site oficial do Tropa de Elite 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário