quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Surge um novo partido, o PSD, que não sabe de que lado está

Por Emanuel Neri

Eis que está surgindo aí um novo partido no Brasil. Trata-se do PSD, partido que é liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O sinal verde para o PSD foi dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anteontem à noite. O PSD passa a ser o 23º partido do país.
E o que vem a ser este novo partido? O PSD nasce confuso do ponto de vista ideológico. Segundo o próprio Kassab (foto à esquerda), não é um partido de direita, de esquerda nem de centro. Sendo assim, em que banda toca este novo partido? Talvez na banda difusa dos políticos que estão aderindo a ele.
Pelo menos dois senadores e 44 deputados federais já assinaram a ficha do novo partido, que passa a ter a quarta maior bancada da Câmara. Tem um governador, de Santa Catarina, quatro vice-governadores –de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia – e mais de cem deputados estaduais.
O maior estrago do PSD foi causado no DEM, o partido que abrigava a maioria dos novos filiados ao partido, entre eles o prefeito Kassab. A sangria no DEM foi tão grande que este partido corre o risco de sumir do mapa eleitoral –ficou como pouco mais de 20 deputados.
Kassab afirma que o PSD apoiará no Congresso projetos do executivo que são de interesse do país. Também admite apoiar a reeleição de Dilma, caso ela faça um bom governo. Mas não dá para acreditar muito no Kassab, que é uma espécie de linha auxiliar de José Serra, do PSDB.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário