quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Prepare as emoções para ver "São Miguel do Gostoso", neste sábado


Por Emanuel Neri

Faltam apenas dois dias para a estréia do filme São Miguel do Gostoso, documentário produzido pela Heco Produções, patrocinado pelo Banco do Nordeste e com o apoio da Prefeitura da cidade de São Miguel do Gostoso. Sua exibição será no próximo sábado (10), às 19h30, na Praia da Xepa, em São Miguel do Gostoso (veja trailler à esquerda).
A obra retrata a identidade desta pacata vila de pescadores e conta sua relação com o descobrimento do Brasil, a segunda Guerra Mundial e seus submarinos alemães e outras histórias. Também relata o surgimento da atividade turística na cidade e conflitos surgidos com a crescente especulação imobiliária.
De acordo com Eugênio Puppo, diretor do filme, “é nessa busca pela identidade de São Miguel do Gostoso que a obra se revela como canal para dar voz àqueles personagens que fazem parte da cidade: pescadores, moradores de várias gerações, historiadores, antropólogos, turistas brasileiros e estrangeiros”.
Finalizada no início desse ano, o filme foi iniciado em 2005. Estreou em São Paulo e no Rio, no início de 2011, no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, um dos mais importantes do mundo, figurando entre os 12 finalistas dentro de 400 filmes inscritos. Em breve, o documentário será exibido em outros festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.
A sessão especial de exibição do próximo sábado será ao ar livre. “A projeção ao ar livre para todos da comunidade objetiva também resgatar a história e os costumes dessa população, aproximá-los da sua cultura, valorizar sua rica história”, diz o diretor do filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário