terça-feira, 27 de setembro de 2011

Para evitar abusos, vão mudar as regras do salário desemprego


Por Emanuel Neri

Vai mudar a lei sobre o seguro desemprego. Para evitar fraudes e abusos que vinham ocorrendo com o benefício, o governo federal criou novas regras para controlar melhor o sistema que beneficia desempregados.
A partir de agora, o trabalhador que for pedir o benefício receberá do Ministério do Trabalho até três cartas de oportunidades de novos empregos. Se faltar às entrevistas ou recusar a vaga, sem justificativa, ficará sem seguro desemprego.
As propostas do novo emprego tem que ser em atividade semelhante à exercida anteriormente e o salário tem que ser igual ou maior do que o recebido antes. O trabalhador só pode recusar a oferta em três situações: estar doentes, fazendo curso profissionalizante ou ter dificuldade de locomoção.
Mesmo para aqueles trabalhadores que já estejam recebendo o benefício, o governo pode convocá-los para fazerem entrevistas para novos empregos. Se ficarem no emprego, o benefício será suspenso. O pedido de salário desemprego é concedido em no máximo 30 dias.
A Paraíba foi o primeiro Estado a adotar as novas regras. Agora será a vez de São Paulo. Depois, as novas regras se estendem a todo o Brasil.

8 comentários:

  1. Ridiculo isso ...
    O governo ultimamente não anda sabendo nem o que inventar, cria leis e edita o Brasil como se a opnião dos brasileiros fosse extremamente nula. Ao inves de mudar a lei do seguro desemprego tinha mesmo era que abaixar os salarios dos ministros e o 13º deles. Que vergonha BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Creio que o caminho não é esse. A preocupação não é ser fraudado, sendo que em toda máquina administrativa existem milhares de fraudes e enganações. Não sei como se pode criar uma lei dessas.

    ResponderExcluir
  3. Desde que realmente ajudem os desempregados, trabalho com salário igual ou superior, com todas as regras o oferecidas pela CLT, e os benefícios que a Empresa anterior oferecia, acho bem justa a mudança. Niguém gosta de ficar desempregado.

    ResponderExcluir
  4. Complicado isso.Muitas vezes na nossa carteira de trabalho temos uma função e exercemos outra. Isso ninguém fiscaliza.Meu caso mesmo,na carteira sou auxilar de escritorio, mas na verdade sou vendedora,pois ganho mais, quando sair da empresa terei que aceitar um trabalho de auxiliar de escritorio, ou perco meu benefício.que lei sem noção.

    ResponderExcluir
  5. Totalmente acertada!!!

    Os brasileiros tem que se concentizar que bular os mecanismos de ajuda que o governo oferece tambem é roubo!
    Enquanto uns belezoes querem trabalhar ou até tirar umas ferias de 3 meses para receberem o seguro, tem que existir outros que paguem a conta e precisam trabalhar cada vez mais para manter esses folgados.
    Ha muito tempo eu esperava por essa mudança!Que nada mais é do que a cópia do que a Europra já faz a decadas! Só espero que funcione certinho como lá.
    Gostaria até de saber quem propos essa mudança.

    ResponderExcluir
  6. É ELES QUEREM COMER SOZINHO NUM QUEREM DIVIDIR COM OS POBRES NÃO.KKKKKK

    ResponderExcluir
  7. ENFIM O GOVERNO ACORDOU NO PAÍS DOS VAGABUNDOS UMA HORA ISTO TINHA QUE ACONTECER !!!!!

    ResponderExcluir
  8. A lei e bacana só que falta adaptações, eles deveriam fiscalizar melhor as empresas. Pois concordo como amigo que diz sobre as funções e salários distorcidos que sabemos muito bem como funciona, vc recebe um salário x e é obrigado a pegar o que eles determinam. É ridiculo li uma materia onde a vendedora de sapatos e bolsas foi obrigada a fazer uma entrevista numa padaria, pra que? Pra vender pão? Constrange a pessoa e ainda faz perder tempo.... É isso e Brasil!!!!!

    ResponderExcluir