quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Gostoso em Cores" pintou belissimo mural com a cultura da cidade

Por Emanuel Neri

O projeto Gostoso em Cores está mudando a cara de São Miguel do Gostoso. Hoje (29/9) foi feita na cidade a maior intervenção deste projeto, com a pintura de um muro de 100 metros, no centro da cidade. Trata-se de um imenso mural, dividido em 13 módulos.
Cada módulo foi desenhado por um artista ou artesão da cidade. Crianças e a população local completaram a pintura do mural. O trabalho ficou belíssimo. Uma artesã da cidade, Creusa Vitor da Silva (foto à esquerda), de 77 anos, que faz labirinto deste os oito anos, pintou o módulo sobre labirinto.
O mais interessante é que cada módulo deste imenso mural trata de uma manifestação cultural da cidade. Há reproduções do labirinto, um tipo de renda tradicional da cidade, do boi-de-reis e pastoril, danças típicas, de flores e fauna regional. E a pintura foi feita no dia do padroeiro, São Miguel Arcanjo.
Durante todo o dia, crianças e a população se revezaram para pintar o mural. Pousadas, restaurantes e comércio local, além de moradores, contribuíram com tinta e pincéis. Outras pessoas levavam lanches, suco e água para os artistas que faziam os muros. O trabalho deve ser complementado agora com uma praça no local.
Um colorido São Miguel Arcanjo faz parte do mural, pintado pelo artista local Kiko Prado. Outros artistas que também participaram foram Ace Granze, que reproduziu belos cajus coloridos, Valdete Vital, que pintou xitões, um tipo de tecido muito popular no Nordeste, além de Fátima Neri, Rick, Heldene, Tiquinho, Maria Maré e muitos outros.
Foi um dia para ficar na história de São Miguel do Gostoso.

3 comentários:

  1. Parabéns, Emanuel...

    Pelo olhar sensível acerca das Artes e Artistas Gostosenses!!

    Ace Granze
    Artista Plástica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Emanuel, estou curiosa para ver, deve ter ficado muito legal, é uma pena que Dona Jupiara não mostrou sua cara, quem sabe ainda dá tempo de pintar algo, ela é muito boa.
    Maria Teresa.

    ResponderExcluir
  3. Parabens, muito legal sua ideia de alegrar a cidade, valeu, eu sempre pensei em pintar a frente das casas, mais assim ficou mais alegre.
    beijos da vóvó

    ResponderExcluir