sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dona Creuza, 77 anos, labirinteira, avó e bisavó, é o símbolo do Projeto Gostoso em Cores


Por Emanuel Neri

O Projeto Gostoso em Cores, que está deixando as ruas de São Miguel do Gostoso mais coloridas e charmosas, já tem um símbolo. Seu nome é Creuza Vitor da Silva, de 77 anos, uma artesã que desde os oito anos trabalha com labirinto – uma renda belíssima típica da cidade e de toda a região.
Mãe de quatro filhas, 24 netos e 12 bisnetos, dona Creuza mostrou uma disposição impressionante ao desenhar e, em seguida, ajudar na pintura de um enorme mural que retrata a cultura da cidade, entre elas o labirinto. Incansável, só deixou a pintura quando a última pincelada foi dada.
 “Estou muito feliz com o que fiz. Se o muro fosse lizinho, tinha ficado ainda mais bonito”, disse dona Creuza, no início da tarde de hoje (30/9), em sua casa da rua dos Dourados, cercada pelo marido, Manoel, filhas e netas. “Se a cidade ficou bonita com meu trabalho, fico mais feliz”. Dona Creuza já tem algum grau de dificuldade na visão, para desenhar, mas não usa nem óculos.
Apesar da idade, dona Creuza é um exemplo do que a população pode fazer para ter uma cidade sempre melhor. Labirinteira conhecidíssima, foi convidada para participar do evento por Fátima Neri (na foto, à esquerda, com dona Creuza), que a conhece há anos e admira muito seu trabalho. “Dona Creuza tem o dom do desenho e de toda a arte do labirinto”, disse Fátima.
Dona Creuza é uma pessoa espetacular. Sorridente, sempre com muitas histórias para contar, desenha realmente muitíssimo bem. Com uma habilidade impressionante, desenhou, com lápis cera, os traços do labirinto. Depois, ajudou a pintar e orientou sobre uso de cores e de como deveria ser preenchido seus desenhos. Sentou poucas vezes para desenhar. Preferia ficar agachada.
Encerrado o trabalho, dona Creuza foi abraçada por todos que fazem o Projeto Gotoso em Cores. Nurya Jurado, uma das coordenadoras do projeto, estava emocionada.Viva dona Creuza! Seu exemplo deve ser seguido por todos.


Um comentário:

  1. Olá Emanuel, põe mais fotos dos murais que estão sendo feito.

    Carlo Nery

    ResponderExcluir