quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Brasil tem 192,3 milhões de habitantes; é o quinto maior do mundo




Por Emanuel Neri

Conhecer dados sobre o Brasil é sempre interessante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de revelar que a população residente nos 5.565 municípios do país chega agora a 192,3 milhões – 1,6 milhão a mais do que a última estatística revelada pelo IBGE, no final de 2010. O Brasil cresce agora com índices considerados mais civilizados do que há algumas décadas atrás – quando chegava a 3% ao ano. Atualmente o Brasil cresce um pouco acima de índices de países desenvolvidos, com 0,8% ao ano. Somos o quinto maior do mundo em população, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
No Brasil, a maior cidade continua sendo São Paulo, com 11,4 milhões de habitantes, seguida do Rio de Janeiro, com 6,4 milhões, Salvador (2,7 milhões), Brasília (2,6 milhões) e Fortaleza (2,5 milhões). O município mais populoso do país que não é capital é Guarulhos (1,233 milhão), em São Paulo, onde está o principal aeroporto do país. Os 15 municípios populosos que não são capitais somam 11,4 milhões de habitantes. Além de Guarulhos, destacam-se nesta lista Campinas (SP), com 1,1 milhão, São Gonçalo (RJ), 1 milhão, Duque de Caxias (RJ), 861,2 mil, Nova Iguaçu (RJ), 799 mil, e São Bernardo do Campo (SP), 770,3 mil.
O Brasil tem 16 cidades com mais de um milhão de habitantes –nelas vivem 41 milhões de pessoas, 22% do total da população brasileira. Natal, com mais de 800 mil habitantes, não está neste grupo, mas está próxima -  é a 20ª cidade mais populosa. Brasília é uma das cidades que mais tem crescido no Brasil. Há 11 anos a capital do país ocupava o sexto lugar, posição ocupada hoje por Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Em 2000, a capital mineira era a quarta maior cidade di país, posto ocupado hoje por Brasília. A média de filhos por mulher no Brasil é abaixo de dois -na década de 50 era de seis, por isso o índice de crescimento era de 3%.
Os dados do IBGE identificam ainda que há 1.533 municípios (28% do total) que tem redução em sua população. São, em sua maioria, municípios de pequeno porte cujos habitantes migram para outras cidades.
Quem quiser mais dados sobre a população do Brasil, bem como outras estatísticas do país deve acessar o site do IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/

Um comentário:

  1. Obrigado por essas informaçōes....!!!,!! 200.000 milhōes. E saber que em 1970 cantávamos 90.000 milhōes em ação, salve a seleção !!!!
    Um grande abraço a vc e mais uma vez parabens.
    Plinio

    ResponderExcluir