domingo, 14 de agosto de 2011

"Gostoso em Cores", para a cidade ficar mais charmosa



Por Emanuel Neri, em São Paulo
São Miguel do Gostoso amanheceu neste sábado (12/8) bem mais colorida. É que, neste dia, um grupo de artistas e moradores invadiu a cidade para pintar muros e fachadas, dentro do projeto Gostoso em Cores. A ação dos artistas começou em uma praça próxima à Biblioteca Municipal, mas pretende se espalhar por outros pontos da cidade. A iniciativa é interessantíssima. Trata-se de uma iniciativa que usa arte como um meio de intervenção urbana, deixando a cidade muito mais bonita.
Muitas pessoas colaboraram com o projeto. Uns doaram tintas, outras colaboraram com pincéis. Outros simplesmente se apresentaram como voluntários para ajudar na ação que, além de colorir muros e fachadas, também inclui a limpeza de alguns pontos da cidade. São Miguel do Gostoso só tem a ganhar com este tipo de iniciativa. A intervenção urbana com ações de artistas é um instrumento bastante usado para humanizar as cidade e deixá-las mais charmosas e agradáveis.
Em São Paulo, há iniciativa semelhante, feita pelo Projeto Aprendiz, dirigido pelo jornalista Gilberto Dimenstein. Ruas do bairro boêmio Vila Madalena sofreu este tipo de intervenção, com jovens grafitando e fazendo desenhos com azulejos nos muros e fachadas. O bairro virou uma atração para quem visita a cidade. São Miguel do Gostoso já tinha vivido experiência semelhante, quando a escultora e educadora Nair Kremer, de São Paulo, fez, há três anos, uma série de intervenções artísticas na cidade.  
Chegou a hora de todos colaborarem com o projeto Gostoso em Cores. É bom deixar a nossa cidade mais bonita, mais limpa e mais colorida. Veja o endereço do site Aqui se Faz Gostoso, com ampla reportagem fotográfica sobre esta iniciativa.

15 comentários:

  1. Outra opção de leitura acerca do projeto está no Portal São Miguel do Gostoso, através do endereço:
    www.oportalsaomigueldogostoso.com.br
    Onde uma das editoras participou do "projeto-mãe", realizado na Praia de Jericoacoara, no Ceará.

    Ana Paula F. Bezerra

    ResponderExcluir
  2. axo por mim que e muita falta de conciencia e desperdicio pintar o muro de alguem que tem condições pra isso e não o faz por que não quer, pra mim e perda de tempo, melhor seria usar esta tinta pra pintar a casa de alguem carente que quer ver sua casa pintada e não tem condições de pintala, e e so olhar ao redor que vocês vão axar inumeras deste tipo, se realmente querem ajudar a comunidade de Gostoso, o povo de Gostoso devem respeitar os valores da nossa cultura, mostrem-me o que tem de cultura de Gostoso nesta pintura? digo: Socorro Padre Fabio , socorro está gente quer de todo custo apagar a imagem Gostosensse e implantar uma imagem um ritimo que ate mesmo um dia eles se cançaram, não precisamos de muros pintados, de ponteiros acertados, de horarios justos, de transito maluco apresado, de velocidade de modernidade, não não, o povo de Gostoso só precisa e de paz....essa que um dia vocês chegaram aqui a procurar....e que agora esta acabando....ajudem mas ajudem a resgatar o Gostoso que esta a se apagar!!!

    ResponderExcluir
  3. Atenção Anônimo!!! Infelizmente, essa paz que você um dia teve em Gostoso, não terá mais. Penso que alguns aventureiros (não todos) chegam em Gostoso e sorrateiramente tentam implantar as suas culturas, não sei lá de onde. O progresso é bom mais também é uma merda. Muitos já estão com saudades daquela Gostoso que um dia alguns natalenses a procuravam para encontrar a verdadeira paz. Aventureiros, traficantes, investidores, drogas e drogados, embalos de sábado a noite (porque não dizer de todos as noites), prostituição juvenil, adoração aos gringos. Quem é verdadeiramente consciente não precisa de nada disso. A nossa paz está cada vez mais sendo roubada por estilos e pelo poder econômico, que compram, que invadem e mudam o nosso verdadeiro estilo de vida. A Gostoso de hoje só é bom de verdade para 2 dúzias de pessoas que invadiram a nossa terrinha e aos poucos vão transformando o paraíso em uma terrinha chamada Pipa. quem viver verá que estou dizendo a verdade.

    ResponderExcluir
  4. Qualquer iniciativa que visa tornar a cidade mais bonita é sempre bem vinda...só espero que quando chegarem as eleições os candidatos saibam respeitar e trabalho e a boa vontade dos outros e não usem esses mesmos muros para fazer campanha.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo lembrar da sujeira que os políticos mandam fazer nos muros da cidade, mas também não vamos endeusar a bela arte que está sendo feita nos muros da cidade pelos artistas. Não deixa de ser agressivo! Pois não há nada de cultura gostosense nesses muros da cidade. Nem ao menos há respeito pela cultura local. Essas pessoas chegam e impõem a cultura que querem e ainda são endeusados por isso?! Vamos apelar pela consciência e pela inteligência! A cada momento mas se ver a insistencia de ver em Gostoso uma nova pipa.

    Magnum

    ResponderExcluir
  6. Interessante a iniciativa mas... Procurei nessas pinturas um boi de reis, um pescador, um agricultor, uma jangada, uma planta nativa, um coqueiro... Procurei Gostoso... Não achei!

    Heldene

    ResponderExcluir
  7. É muito interessante pensar na preservação da cidade usando a arte para isso, embora sejam em muros particulares, mas, por outro lado, mas uns, e que não faltam, a não pensar na preservação da cultura local, inclusive, ignorá-la.

    Sérgio.

    ResponderExcluir
  8. É incrível como Gostoso vive cheia de pessoas com tantas boas intenções! Mas mesmo com tantas boas intenções os moradores, a culrura local e etc, é que são penalizados! Pq essas pessoas não contribuem com a qualidade de vida das crianças e jovens da cidade que estão se drogando e se alcoolizando? Não! É mais interessante pintar muros de quem realmente tem dinheiro para comprar tinta e pintar!

    ResponderExcluir
  9. GENTE ... A ARTE EM SI E´BONITA , A CIDADE TÁ BONITA ?ESTA´... TEM A VER COM GOSTOSO ? NÃO . TODOS PROTESTAM , MAS QUEM TEM CORAGEM DE SENTAR COM O GRUPO E CONVERSAR ? ELES ESTÃO DIVULGANDO A ARTE E CULTURA DELES NUMA CIDADE QUE RECLAMA E NADA FAZ PARA IMPEDIR... ISSO NÃO RESOLVE, PORQUE NÃO MARCAR A REUNIÃO E COLOCAR OS PONTOS NOS I? ELES PINTAM PORQUE ? PORQUE O POVO DEIXAM ..... RSSSSSSSSSSSSSSSSSS E VIVA A TURMA DOS PSEUDOS BUDISTAS E AS SACERDOTIZAS DE OM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ,TODOS TEM A IDEIA QUE DEVERIA SER PINTADA A CULTURA LOCAL , MAS NUNCA TIVERAM A INICIATIVA , DEIXEM DE FALAR E AJAM , MAS QUE A CIDADE ESTA´COM ARES DE MULÇUMANSO E BUDISTAS COM TEMPERO DE HAREM KRISNA TA ´.......KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Chama-se xenofobia a aversão (que pode descambar no ódio) por tudo o que vem de fora - inclusive a cultura. Gente, a cultura é universal. Pode ser em São Miguel do Gostoso, no Japão, no Afeganistão - tudo é cultura. A cultura não tem fronteiras nem barreiras. Então por que esta reação medonha contra um projeto que está deixando a cidade mais bonita? Já se disse que a beleza está nos detalhes. E São Miguel do Gostoso está ficando muito mais bonita e charmosa com o projeto Gostoso em Cores. Vocês concordam?

    ResponderExcluir
  11. Concordo totalmente. A cultura, embora possa ter características locais, é universal. Assim como a arte.

    ResponderExcluir
  12. Dando uma olhada nos muitos comentarios sobre o projeto Gostoso em Cores concluo que é importante mesmo resgatar valores culturais da cidade. Ja havia sugerido ao comando do projeto resgatar (e retratar) nos muros o trabalho, que é lindo, das labirinteiras. Como pode haver tambem reproducoes do pastoril, do boi-de-reis, de tantas outras tradiçoes culturais nossas. Mas é importante que todos se juntem à coordenaçao do projeto para resgatar estes valores. A Amjus, a Asdeg, o Oasis fazem belissimos trabalhos sociais e culturais na cidade. Por que nao juntar toda esta galera com o Gostoso em Cores para deixar nossa cidade muito mais charmosa? Vamos fazer isso? A proposta está lançada.
    EN

    ResponderExcluir
  13. Na verdade é importante que haja uma valorização, uma promoção da cultura local, falo de "cultura local" e não simplesmente cultura. Acontece, portanto, que até o momento não havia ninguém pintando cultura nenhuma e deve ser até ousado quem não está a fazer ficar de fora dizendo como que a arte dos muros tem que ser feita. Que tal se cada um (de nós), que pense igual ou diferente, em vez de ficar dizendo como deveria ser, pegarmos um pincel com tintas e formos lá pintar também? Aí colocamos nossas (e suas) ideias, colaboramos e pintaremos todas as culturas, junto com esse pessoal que, lindamente, vem pondo em prática uma ideia que até o momento ninguém fez.
    (Heldene)

    ResponderExcluir
  14. Quanto absurdo nos (primeiros) comentários! Sempre tem alguém para ser contra, reclamar, reclamar e nada fazer. É impressionante como em Gostoso nada funciona!rs Vamos deixar como está, prá que mudar? Pra que pintar muros??? Gostoso está bom como está! Largado, abadonado, com som alto até de madrugada! Viva o jeito gostosensse de viver!
    Gabriela Alves

    ResponderExcluir
  15. Opa, as águas começam a se juntar. Na última segunda, houve reunião entre ONGs que trabalham com jovens de São Miguel do Gostoso e o núcleo central do projeto Gostoso em Cores. O resultado foi ótimo. Agora todos estão envolvidos no projeto, que terá mais elementos culturais locais nas fachadas e muros da cidade. No muro pintado hoje (21/9), no centro da cidade (que ficou lindíssimo), já há uma infinidade de elementos locais: calangos, cactus, sapinhos, pererecas etc. Tudo melhor, para o bem e para o charme, de São Miguel do Gostoso.Viva!
    EN

    ResponderExcluir