segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Chegou a hora de resgatar as casas coloridas de Gostoso



Por Emanuel Neri, em São Paulo.

Está aí uma boa idéia para se resgatar a memória cultural de São Miguel do Gostoso. O Gostoso em Cores, que um grupo de artistas e moradores de São Miguel do Gostoso iniciou, no último sábado (13/8), nas ruas da cidade, com o objetivo de colorir muros e fachadas, tem tudo a ver com um outro projeto, iniciado em 1995, chamado Caso Caiada. Este projeto tinha como objetivo resgatar as casas coloridas que sempre foram característica da cidade.
Além da pintura nas casas, o Casa Caiada também ensinava a fazer pequenos e simpáticos jardins diante delas. A memória cultural – e estética - de São Miguel do Gostoso tem esta cara. Casas simples pintadas de cores diferentes e com tons fortíssimos. Assim era a cidade na sua origem e que permaneceu desta forma por muitos anos. Na frente das casas, sempre havia um jardinzinho, mínimo, e um banco de madeira –ou cadeiras-, onde as pessoas costumavam sentar, principalmente à noite, para conversar. O Casa Caiada acabou parando por falta de apoio.
Esta beleza tipicamente de São Miguel do Gostoso acabou, de alguma forma, sendo superada pelos “puxadinhos” e sobradinhos, sem nenhum charme, que começaram a surgir, nos últimos anos, quando a cidade começou a crescer. Ainda há algumas casas, especialmente no bairro do Maceió, com estas características. Pois agora o Gostoso em Cores tem tudo para resgatar esta memória cultural. Além de colorir muros e fachadas, pode muito bem manter seu bloco nas ruas para convencer e ajudar a população no resgate de sua memória afetiva – que é também uma das marcas mais bonitas da cidade.


3 comentários:

  1. "COM CORES" é sempre mais bonito, mais divertido e mais GOSTOSO.

    Sábado, 20, tem mais. Contamos com a participação de todos nas doações e trabalhos.

    Jane Silva

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, bonito, gostoso, colorido e participativo o Projeto. Seja um abraço dos nativos e dos que vivem em São Miguel do Gostoso para interagir, se conhecer, se encontrar e pintar a cima de tudo cidadania e dignidade humana em comunhão ecológica.
    Se estive aí, estaria me reunindo antes com várias reuniões do encontro das culturas dos que são daí com os que chegaram para morar. Seria desses encontros que resultaria os pincéis e tintas.
    Bom êxito!
    Padre Fabio Potiguar

    ResponderExcluir
  3. Sou testemunha de como GOSTOSO está mais bela. As cores deram mais vida à cidade e alegram ainda mais nossa estada na terrinha querida. Esse é um projeto muito legal e espero que ele ganhe adesão maciça dos moradores. Vou incentivar. Parabéns aos idealizadores.

    ResponderExcluir