domingo, 7 de agosto de 2011

Aquele olhar sempre atento para tudo - e para todos


Por Emanuel Neri, em São Paulo


O jornalista tem sempre aquele olhar atento - e também crítico - para tudo o que acontece ao seu redor. É como o médico , que deve sempre estar de olho na saúde do paciente e da população. Mas nós jornalistas olhamos para tudo, comentamos tudo, metemos o bedelho aqui e ali -e muitas vezes somos criticados por isso. Mas é obrigação do jornalista ter esta visão social sobre seu país, seus políticos, sua comunidade -como os médicos tem com seus pacientes. Dito isso, gostaria de fazer uso deste olhar jornalístico para tecer alguns comentários sobre São Miguel do Gostoso. Passei um mês na cidade e, durante este tempo, olhei e observei muitas coisas. Muitas estão corretas, funcionando bem, outras estão incorretas, com sérios problemas - e alvo, portanto, de observações críticas. Vamos a elas.
1)O problema com o lixo em São Miguel do Gostoso ainda deixa muito a desejar. Você vê sempre os tratores que coletam o lixo passando pela cidade, mas a cidade está bem mais suja do que antes. Tem ruas, como a Arabaiana, por exemplo, que é de assustar: lixo sem ser recolhido, sacos plásticos e papéis rolando pela rua, galhos secos e folhas espalhadas por todo canto. Na rua dos Arrecifes, o problema está sendo agravado com a presença de burros/jumentos que viram os tambores de lixo em busca de comida. Nas praias, continua a injustificável falta de tambores para recolher lixo --quem quer colaborar com a limpeza e apanhar garrafas pets ou latas espalhadas ao longo da orla, corre o risco de caminhar quilômetros com o lixo nas mãos, sem um tamborzinho sequer para depositar. Bem que a Prefeitura poderia dar um jeito no lixo.
2)A segurança pública continua sendo um grande problema na cidade. Aqui e acolá você houve relatos de pessoas que tiveram suas casas arrombadas por ladrões. Aumentou muito o uso de drogas pesadas na cidade. Há um clima de medo e intranquilidade. Tem carros da polícia circulando, mas aparentemente isso não tem contibuído para diminuir os índices de criminalidade. Um advogado me falou que, por falta de juízes na Comarca de Touros, a polícia prende delinquentes, mas é obrigado a soltá-los porque não há mandados judiciais para mantê-los presos. Isso seria responsável pelo aumento da criminalidade na região. Parece que um novo juiz assumiu a Comarca e até dá expediente, uma vez por semana, em uma escola  pública de São Miguel do Gostoso. Ótimo. Segurança é um direito do cidadão e um dever do Estado. Vamos exigir estes nossos direitos e reivindicar mais segurança pública para a cidade.
3)O ordenamento urbano tem sido um problema sério em São Miguel do Gostoso. É cada vez maior o número de sobradinhos - os populares puxadinhos - principalmente na rua principal, a dos Arrecifes. Este desordenamento urbano enfeia a cidade e descaracteriza o nosso estilo arquitetônico original. Antes havia predominância de casas simples, arborizadas, bem coloridas, uma marca alegre e esteticamente agradável. Hoje estas casas estão dando lugar aos puxadinhos -é uma laje que se sobrepõe ao andar térreo, fazendo um primeiro andar, sem nenhuma preocupação com recuos, jardins e estética urbana. Cadê o Plano Diretor de São Miguel do Gostoso? É preciso que a Prefeitura cuide mais desta nossa memória arquitetônica, que é a alma e a cultura do povo de São Miguel do Gostoso.
4)Ainda tem muitos temas que gostaria de comentar, como a crônica falta de água no bairro do Maceió -foram quase 15 dias, no final de julho, com a bomba dos poços sem funcionar e a população carregando latas d'água, de um lugar para outro, para poder se abastecer. Tem também o eterno problema com o barulho. É incrível como pessoas nao respeitam o sossego dos outros, a começar pelos carros de propaganda que, nas primeiras horas da manhã, já estão com seus alto-falantes, som altíssimo, anunciando de tudo -de antenas parabólicas a missa de sétimo dia. A Prefeitura deveria regulamentar este serviço, que é útil, e estabelecer horários para que estes carros funcionem sem incomodar tanto. Tem também o problema de carros particulares circulando livremente com suas caixas de som potentíssimas, e as festas que, sem respeitar o calendário oficial, teimam em ser realizadas, a noite toda, na Praia da Xepa, causando sérios transtornos para quem mora ou está hospedado nas imediações.

2 comentários:

  1. Pois é, caro, é duro ver que o desenvolvimento do país contrasta com tantas realidades dentro dele mesmo. Mas chegamos lá... Parabéns pelo Blog!
    Abração!
    P.S.: Mas isso não diminui minha vontade de conhecer Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Venho por meio deste comentário fazer uma breve reclamação sobre o desempenho do SAAE em São Miguel do Gostoso, o serviço é péssimo sei que no bairro do maceió passou muito tempo sem água, depois de efetuada reclamação o problema foi resolvido!?? NÃO!!! apenas foi transferido para a rua dos búzios onde depois de varias reclamações foi resolvido. Mas olha só que ironia o problema agora esta localizado na rua das ostras especificamente na bomba da creche (irônico não?), contudo continuo ligando para o mesmo, e a resposta que sempre obtenho é que estão resolvendo. Enquanto isso a população fica sem água (ruim que não da pra ser consumida) e pagando caro.


    Clésio Rodrigues

    ResponderExcluir